Aprender e Compartilhar: acessibilidade e inclusão em foco

Sobre o projeto:

Este projeto objetiva criar vídeos acessíveis com temas relacionados às pessoas com deficiência (PCD). Além disso, propõe realizar um encontro para que pessoas com e sem deficiência apresentem seus conhecimentos e compartilhem ideias e pontos de vistas. Para tanto, será criado um canal no Youtube intitulado “Já pensou que poderia ser diferente?” a fim de reunir vídeos produzidos que buscam difundir informações e auxiliar na construção de conhecimento sobre deficiências, educação especial e a relação da PCD com a sociedade. Já a realização da atividade de integração de estudantes com e sem deficiência, buscará construir um espaço de troca de conhecimento e experiências. Este projeto se justifica pela necessidade de criar um canal de informação e construção de conhecimentos relativos às PCDs e sua interface com a sociedade. Essas informações, embora atinjam um público amplo, será voltado para a realidade da UFOP, trazendo reflexões importantes sobre a presença de PCDs no espaço universitário. Assim, pretende-se combater o capacitismo por meio do compartilhamento de informações e atividade de interlocução entre estudantes de graduação com e sem deficiência. Busca conscientizar a todos que a diferença é parte constituinte do ser humano, e que tal fato não nos torna superiores ou inferiores.

Atividades do projeto

Plano de Trabalho - atividades remotas

Todo dia 30 de cada mês será lançada um programa da série “Já pensou que poderia ser diferente?”. O canal pode ser acessado clicando aqui.
Iniciaremos a publicação do primeiro vídeo no dia 30/05 e finalizaremos no dia 30/11. Ao todo serão publicados 7 vídeos com temáticas que ainda estão sendo finalizadas pela equipe.
Já o encontro de estudantes com e sem deficiência não tem data definida, devido a suspensão do calendário acadêmico. Assim que as atividades forem retomadas, enviaremos a data do evento.

Coordenação: Adriene Santanna e Christianne Miranda
Contato:  E-mail: aprenderecompartilhar.ufop@gmail.com
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCSYuRYHhsbjpan9u4TQX0rw/featured