Boas Práticas de Apoio à Mãe Universitária

Sobre o Projeto:

O projeto constitui-se em ação de acolhimento e apoio às estudantes dos cursos de graduação presencial da UFOP que são mães, no âmbito do Programa Apoio à Maternidade e Universidade, o ManU. Para elaboração dessa proposta partiu-se do reconhecimento que ser mãe e universitária é uma condição de vida, que merece ações para que elas possam dar continuidade ao seu percurso acadêmico, bem como, concluir o curso (TAUIL, 2019).

ManU é um programa que tem como objetivos: Evitar a evasão, decorrente da maternidade, nos cursos de graduação presencial da UFOP; Combater os efeitos das desigualdades de gênero no tocante à parentalidade; promover ações de apoio e acolhimento às estudantes dos cursos de graduação presencial da UFOP que são mães; apoiar a permanência e conclusão do curso às estudantes dos cursos de graduação presencial da UFOP que são mães por meio de pagamento de bolsa de assistência estudantil Bolsa Maternidade. O Programa é gerido pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRACE) e vem realizando, desde 2021 diversas ações como lives, rodas de conversa, conteúdo nas Redes Sociais Instagram e youtube @manu_ufop, espaço brincar, série Mais que Mães, que estão apresentadas nos relatórios de atividades 2021 e 2022.

A ação Boas Práticas, objeto desta proposta, apresentará um olhar sensível às particularidades de ser mãe universitária. Compartilharemos ações positivas e encorajadoras possíveis de serem adotadas por toda comunidade acadêmica para com as mães estudantes.

Orientador(a): Camélia Vaz Penna