skip to content

Ciências, trabalho e vida: o podcast como instrumento de formação de consciência

Sobre o Projeto:

As atividades do projeto vão diretamente ao encontro do eixo de INCLUSÃO DIGITAL, o qual, ao mesmo tempo, tangência-se com o APOIO PEDAGÓGICO, visto que serão feitas relações entre a produção midiática, o senso crítico, a ética no fazer jornalístico, e as mudanças nas relações do mundo do trabalho.

Abordaremos também sobre a importância da Divulgação Científica (DC), onde, segundo Gums et al. (2019) afirmam que a DC além de contribuir com o exercício da cidadania e impulsionar o avanço das sociedades "assume o papel de resgatar a legitimidade da ciência e democratizar o conhecimento que orienta políticas públicas" (GUMS, et al., 2019, p.4). Os autores reforçaram que os podcasts são ferramentas para legitimação da produção científica, ajudando a resgatar a credibilidade da ciência em um cenário marcado pela ampla difusão de informações falsas, teorias da conspiração e pela tendência a privilegiar perspectivas políticas no lugar dos fatos.

Trabalhar a ética e a crítica de mídia na formação do estudante, este enquanto produtor de conteúdo, atuará na formação tanto dos futuros assistentes sociais, jornalistas e demais profissionais das áreas das ciências humanas e ciências sociais aplicadas de maneira geral, desenvolvendo não só a linguagem e a comunicação interpessoal, como também incrementando novas formas de pensar com o intuito de codificar e transmitir a produção acadêmica para uma linguagem menos hermética e mais popular.

Orientador(a): Thiago Caldeira da Silva