Clube de Leitura Diversidade e Convivência Carolina Maria de Jesus

Atividades do Projeto

CONVITE setembro.jpg

Olá, como você está?

A equipe do Projeto Clube de Leitura, Diversidade e Convivência Carolina Maria de Jesus,  convida para no dia 27 de setembro, terça-feira, mais um encontro, às 17h, no Auditório do ICSA e também pelo Google Meet.

Nossos encontros serão  presenciais, mas também de forma remota, especialmente para as pessoas que ainda não podem estar presencialmente e para as que estão em outras cidades/estados e que desejam participar de nossos encontros.

Nesta sessão vamos discutir, comentar e refletir sobre o livro “Independência do Brasil- As mulheres que estavam lá”, e contaremos com a participação de uma das escritoras da obra Patricia Valim, que é historiadora e professora do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Bahia (Ufba) em cooperação técnica com a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Ela é também autora do livro Corporação dos enteados: tensão, contestação e negociação política na Conjuração Baiana de 1798 (2018).

Onde pode ser feita a inscrição?

O link para se inscrever no nosso encontro é o seguinte:

Convidamos a todos/as Interessados/as a ler a obra, que pode ser adquirida, em: https://bazardotempo.com.br/loja/independencia-do-brasil-as-mulheres-que-estavam-la/

Informamos que a distribuição da obra por PDF não está autorizada.

Compartilhe com suas amigas e amigos!

Equipe Clube de Leitura Carolina Maria de Jesus

Virgínia Alves Carrara – Coordenação do Projeto.

Mariana Brito Horta Nogueira - Mestranda.

Ana Luiza Rodrigues – Bolsista PIDIC/PRACE.

Suelem Cristiane dos Santos – Bolsista PIDIC/PRACE.

Aline Egidio - Voluntária  PIDIC/PRACE.

Sobre o Projeto

A proposta que ora se apresenta para a sua 3ª edição busca dar continuidade aos temas que foram desenvolvidos durante os anos de 2020 e 2021, em consonância com o que levou ao seu surgimento: a identificação de uma demanda reprimida sobre questões relativas à homofobia, assédio moral e sexual, racismo, preconceito, feminismo, transfobia, machismo, xenofobia, discriminação contra a pessoa com deficiência voltado para a comunidade estudantil, especialmente junto aos estudantes do Curso de Serviço Social, mas não exclusivamente, sendo aberto a todas e todos estudantes, constituindo-se um espaço de estudos e reflexões sobre essas temáticas.
O Clube de Leitura Diversidade e Convivência nesta 3ª edição altera seu nome para Clube de Leitura Diversidade e Convivência Carolina Maria de Jesus em homenagem a esta escritora, autora de crônicas, romances, contos, peças de teatro e também foi compositora. Também se alinha com as Andorinhas: Rede de Mulheres da UFOP, recém criada em 2021.
O projeto tem por objetivo constituir em um espaço de estudos e reflexões sobre à homofobia, assédio moral e sexual, racismo, preconceito, feminismo, transfobia, machismo, xenofobia, discriminação contra a pessoa com deficiência voltado para a comunidade estudantil, especialmente junto aos estudantes do Curso deServiço Social, mas não exclusivamente, sendo aberto a todas e todos estudantes. Para além da natureza acadêmico-político do Clube de Leitura, que é formar a consciência crítica sobre os diversos
temas supracitados, ele foi pensado desde o seu início em constituir-se em um ponto de encontro para as pessoas que gostam de literatura, e se dispõem a compartilhar seus saberes, suas reflexões sobre as obras das autoras escolhidas para as leituras mensais.

Orientador/Coorientador:
  • Profª. Virgínia Alves Carrara