Discografia Veias Abertas Latino-Americanas: Canções de Resistência!

Atividades

Nós, da equipe do Projeto Discografia Veias Abertas Latino-Americanas: Canções de Resistência/PIDIC-PRACE, convidamos tod@s vocês para a nossa atividade do mês de maio, que acontecerá no dia 24/05 às 17:00 horas. Para esse encontro, contaremos com a presença de dois grandes pesquisadores: Cláudio Coração - Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação e do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Matheus Santiago - Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Escutaremos algumas canções do cantor cearense "Belchior" partindo de sua entrevista no "Programa Ensaio" em 1974. Refletiremos sobre seu caráter místico, suas canções imponentes, e sua personalidade lutadora que é tão atemporal. Contamos com a presença de vocês!

A transmissão será realizada pelo Facebook da Wiphala - Frente de Trabalho https://www.facebook.com/wiphalafrentedetrabalho

Participe do nosso grupo no Whatsapp, assim você não perde nenhuma informação do projeto. Acesse o link:

Sobre o Projeto

O projeto nasce como uma forma de luta e resistência, exaltação e divulgação das músicas de artistas de Nuestra América que cantaram e cantam os dilemas e que expressam a voz lutadora das massas historicamente superexploradas. Objetiva tornar conhecidas aos brasileiros as obras de cantores e cantoras de países da Pátria Grande. Obras e artistas que historicamente são abafados pelas mídias hegemônicas e pelo mercado. Nesse sentido, a Discografia representa a voz de resistência e de luta de um povo na forma de arte, de música. Entendemos que a música pode contribuir para a aproximação e reconhecimento cultural das pessoas e das suas trajetórias de vida, entre as diferentes regiões do Brasil e do continente latino-americano, cujos ritmos são abundantes e variados. Poderá possibilitar um reconhecimento dos dramas e dilemas vivenciados pela classe trabalhadora, mas também, sua força, lutas e resistências. Força, lutas e resistência são extremamente requeridas e necessárias em tempos de adoecimento físico e mental.

Orientador/Coorientador:
  • Profª.Kathiuça Bertollo