Diversidade e saúde um debate necessário

Sobre o Projeto Em 2021 desenvolvemos o projeto PIDIC “saúde mental e pandemia um debate necessário” que realizou encontros que visaram debater os impactos da pandemia para a saúde mental dos/das discentes da UFOP. O projeto foi fundamental para aprofundar o conhecimento sobre os impactos da pandemia na saúde dos/das discentes e indicou a necessidade de pautar outras questões fundamentais para a garantia da saúde dos discentes e sua efetiva inserção na universidade. É nesse sentido que se origina a proposta “diversidade e saúde um debate necessário” que objetiva debater questões importantes que impactam nas condições de saúde física e mental dos e das discentes e consequentemente nas condições de acesso e permanência à universidade. Partimos da compreensão de que a diversidade sexual, o racismo, a desigualdade de gênero, a precarização do trabalho e a ausência de renda, a deficiência e o acesso aos direitos e às políticas sociais são importantes determinantes sociais que impactam nas condições de saúde e que, portanto, devem ser objeto de debate e ações da universidade pública.
Orientador/Coorientador
  • Alessandra Ribeiro de Souza