Diversidade, Inclusão e Acolhimento

Diversidade, Inclusão e Acolhimento: enfrentando os desafios de receber o(a) calouro(a) cotista na Escola de Direito, Turismo e Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto

Atividades Para acessar o cronograma de atividades do projeto, clique aqui.
Sobre o Projeto

O presente projeto se propõe a trabalhar para suprir com as demandas dos calouros da UFOP, em especial cotistas, para sua inclusão e consequente permanência na universidade. Considerando a suspensão das aulas presenciais entendemos que o projeto é essencial para realizar a recepção dos calouros promovendo um vínculo entre eles e a instituição visando o apoio aos novos discentes de 2020 dado as incertezas e maior vulnerabilidade desses perante a situação de ameaça à saúde pública e psicossocial.

O objetivo do projeto é acolher e o acompanhar o aluno cotista da EDTM, para que ele possa se integrar ao ambiente universitário durante o ano de 2021 devido à realidade de pandemia.

Os alunos são convidados a participar das atividades previstas no cronograma realizadas via Google Meet com oportunidade para exposição de suas opiniões e dúvidas para orientar nossas ações. Ademais, o projeto estabelece contato com alunos para apresentar os canais de comunicação com o projeto e com a universidade, propor enquetes sobre as dúvidas frequentes para respondê-las e enviar materiais audiovisuais com informações a respeito de notícias quanto ao calendário acadêmico, disponibilidade de auxílios da PRACE, acesso ao e-mail institucional, plataforma moodle e biblioteca digital.

Com as intervenções realizadas no ano de 2020, obtivemos uma participação do público alvo do projeto e outros promovendo a integração do novo estudante com a instituição. Ademais, foi possível a verificação de algumas demandas das quais buscamos atuar com atividades auxiliando de modo a contribuir para a continuidade do calouro cotista na EDTM.

Conclui-se que obtivemos êxito, houve participação nas reuniões realizadas e conseguimos sanar as principais dúvidas sobre os temas. Ao fim nos sentimos incentivados a continuar o trabalho pois percebemos que a metodologia foi eficaz e os resultados satisfatórios.

Orientador/Coorientador:
  • Prof. Bruno Camilloto Arantes