Sobre o Projeto |
O Projeto PIDIC - Diversidade Transversa Além, vinculado à PRACE, possui o intuito de divulgar informativos e fomentar debates dialógicos relacionados à saúde e ao direito, no que tange à sexualidade e ao gênero de forma a gerar um engajamento efetivo em torno de mudanças, por meio de publicações que introduzam discussões de abordagem
voltada a questões relacionadas ao efetivo reconhecimento e visibilidade da comunidade LGBQ+. Os debates serão pautados no respeito em observância à alteridade social. O enfoque do Projeto é o trabalho para a promoção da dignidade humana, ao passo que a discriminação é enraizada na sociedade. Portanto, procuramos trazer intervenções que pontuem o conhecimento neste âmbito, por meio de eventos virtuais e informativos sobre a comunidade LGBTIQ+, em aspectos sociais como o alcance da saúde de qualidade, combate à violência, ao preconceito e integração desta comunidade para que haja a erradicação da desigualdade social.
O projeto acontecerá semanalmente e trabalhará com uma temática diferente a cada publicação, por meio da rede social Instagram, a qual será a ferramenta midiática que propiciará o alto alcance do conteúdo publicado. Dessa forma, a construção dos informativos será feita por meio de publicações semanais que abordem informações, curiosidades, marcos históricos, entretenimento e a vivência de pessoas LGBTQ+.
Os informativos serão confeccionados por meio de uma linguagem acessível e temas atuais. Os posts trarão personagens e momentos históricos importantes na luta LGBTQ+, que se estruturará por meio de uma construção de linha temporal do tema. As publicações de entretenimento, por sua vez, indicarão filmes, séries, documentários e músicas que façam certa abordagem com o tema do informativo postado na semana. E, por fim, haverá a divulgação de vídeos que apresente as perspectivas de LGBTQIA+ em assuntos diversos.
Além disso, haverá a elaboração de eventos virtuais, por meio de lives no Instagram, que se dará por meio da participação do Projeto com a parceria de páginas semelhantes, a fim de fomentar o debate dialógico sobre assuntos LGBTQ+. O desenvolvimento das atividades proporcionará, portanto, uma aproximação à comunidade LGBTQ+. Essa aproximação se dará por meio da exposição de ideias nos informativos, reflexões, construção de saberes embasados na diversidade de gêneros, do diálogo e comunicação virtual entre os estudantes e ouro-pretanos.
Espera-se que as discussões propostas pelo Projeto extrapolem os espaços de debate, e que a informação e o diálogo atuem de forma a sensibilizar as pessoas presentes, culminando no surgimento de agentes de transformação da realidade.
Sendo assim, visto o caráter das temáticas propostas, que giram em torno de pautas de minorias que são assassinadas, violadas, negligenciadas, esquecidas e marginalizadas pelo poder público e pela sociedade, a fomentação de espaços que propiciem reflexões acerca desses temas é essencial.
Portanto, aprender também consiste em compreender que a sociedade é uma composição de singularidades.
|