skip to content

Flor de Anahí - Mulheres Lutadoras Sociais

Flor de Anahí - Mulheres Lutadoras Sociais

Cartilha Cartilha Flor de Anahí: Mulheres Lutadoras Sociais 
Atividades do Projeto

Olá pessoal!

O Projeto Flor de Anahí: Mulheres Lutadoras Sociais convida a todas e todos para a segunda live do ano. O encontro acontecerá dia 26/05 às  17:00 com transmissão ao vivo pelo Facebook da página Wiphala- Frente de Trabalho: https://www.facebook.com/wiphalafrentedetrabalho/um

Receberemos a lutadora social, economista, professora e  doutora em História Econômica pela USP(Universidade de São Paulo), Sofia Manzano, que é a  autora do livro Economia Política para Trabalhadores.

 

O Projeto Flor de Anahí: Mulheres Lutadoras Sociais informa a todas e todos que a nossa primeira live de 2022 foi reagendada e será realizada no dia 19/05, quinta-feira, no mesmo horário, às 17h, com transmissão ao vivo pelo Facebook da página Wiphala Frente de Trabalho: https://www.facebook.com/wiphalafrentedetrabalho/                                                                                                    

Receberemos na nossa primeira roda de conversa a mulher lutadora social Lirous K'yo Fonseca Ávila, que atua em movimentos sociais desde 2004, é Assistente Social pela UFSC (2016), DJ, voluntária na ADEH - Associação em Defesa dos Direitos humanos desde 2010 - instituição que acolhe LGBTs vítimas de violência e oferece tratamento psicológico, social e jurídico gratuito à população desde 1993. Em 2014, tornou-se Coordenadora Geral da instituição.

Serão evidenciados elementos da trajetória de vida e de atuação da nossa convidada, e pautadas questões referentes ao processo de reconhecimento e aceitação, sobre os enfrentamentos diários da comunidade LGBTQIA+ no contexto cultural, político, econômico e social de nosso país. 

A atividade compõe a programação da Semana Acadêmica do Curso de Serviço Social da UFOP, que acontecerá de 16 a 19 de maio! Docentes, estudantes, assistentes sociais e egressos participem, vamos construir uma semana forte a partir de debates que potencializam a nossa formação e atuação profissional. Contamos com sua participação! 

 

Acompanhe-nos pelas nossas redes sociais! 

Facebook: http: //www.facebook.com/wiphalafrentedetrabalho/

Instagram: http: //www.Instagram.com/wiphalafrentedetrabalho

WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/EoL4NrjKmpeJt02eEDSHyL

YouTube: https://youtube.com/channel/UC1K3MuqjG3sPIxSG-CF-Q0g

 

O Projeto Flor de Anahí: Mulheres Lutadoras Sociais convida a todas e todos para a primeira live de 2022. O encontro acontecerá dia 28/04, quinta-feira, às 17h, com transmissão ao vivo pelo Facebook da página Wiphala Frente de Trabalho: https://www.facebook.com/wiphalafrentedetrabalho/

Recebemos na nossa primeira roda de conversa a mulher lutadora social Lirous K'yo Fonseca Ávila, que atua em movimentos sociais desde 2004, é Assistente Social pela UFSC (2016), DJ, voluntária na ADEH - Associação em Defesa dos Direitos humanos desde 2010 - instituição que acolhe LGBTs vítimas de violência e oferece tratamento psicológico, social e jurídico gratuito à população desde 1993. Em 2014, tornou-se Coordenadora Geral da instituição.

Serão evidenciados elementos da trajetória de vida e de atuação da nossa convidada, e pautadas questões referentes ao processo de reconhecimento e aceitação, sobre os enfrentamentos diários da comunidade LGBTQIA+ no contexto cultural, político, econômico e social de nosso país.

O projeto tem por objetivo dar visibilidade, voz e vez às mulheres lutadoras sociais que resistem e lutam contra a exploração, as violências e opressões da sociedade capitalista.

Contamos com a presença, interação e auxílio na divulgação.

Sobre o Projeto O projeto Flor de Anahí- Mulheres Lutadoras Sociais tem por objetivo dar visibilidade, voz e vez a mulheres lutadoras sociais. A proposta nasce inspirada em ação que é realizada na disciplina de Classes e Movimentos Sociais do curso de Serviço Social da UFOP. Na disciplina, desde o semestre 2019/02 é construído o “mural dos lutadores e das lutadoras sociais”. Para cada letra do alfabeto é escolhido um nome de lutador ou lutadora que inicia com aquela letra, e é pesquisado sobre a história de vida do lutador ou lutadora escolhida, sobre suas bandeiras de lutas, sobre a entidade, organização, coletivo a que se vincula, etc. A operacionalização do projeto se dará através de equipe multidisciplinar e contará com parceria entre as áreas de psicologia, serviço social e jornalismo de profissionais diretamente vinculadas e também de externas à UFOP. Se constituirá em pesquisa sobre mulheres lutadoras sociais e realizará duas lives em cada semestre letivo para apresentar a vida, a bandeira de luta e atuação de uma lutadora social.
A proposta tem por objetivo divulgar, dar voz e vez a mulheres lutadoras sociais da região em que a UFOP tem sede, do estado de Minas Gerais, do Brasil e dos continentes Latino-americano e Africano a fim de tornar suas trajetórias de vida e de luta conhecidas e reconhecidas pelos e pelas/os estudantes da graduação da UFOP, bem como incentivá-las/los a se aproximarem e comporem coletivos, movimentos sociais e organizações que possuam bandeiras de luta as quais possuem afinidade.
Orientador/Coorientador:
  • Profª. Kathiuça Bertollo