Flor de Anahí - Mulheres Lutadoras Sociais

Sobre o Projeto:

O projeto Flor de Anahí- Mulheres Lutadoras Sociais tem por objetivo dar visibilidade, voz e vez a mulheres lutadoras sociais. A proposta nasce inspirada em ação que é realizada na disciplina de Classes e Movimentos Sociais do curso de Serviço Social da UFOP. Na disciplina, desde o semestre 2019/02 é construído o “mural dos lutadores e das lutadoras sociais”. Para cada letra do alfabeto é escolhido um nome de lutador ou lutadora que inicia com aquela letra, e é pesquisado sobre a história de vida do lutador ou lutadora escolhida, sobre suas bandeiras de lutas, sobre a entidade, organização, coletivo a que se vincula, etc. A operacionalização do projeto se dará através de equipe multidisciplinar e contará com parceria entre as áreas de psicologia, serviço social e jornalismo de profissionais diretamente vinculadas e também de externas à UFOP. Se constituirá em pesquisa sobre mulheres lutadoras sociais e realizará duas lives em cada semestre letivo para apresentar a vida, a bandeira de luta e atuação de uma lutadora social.

A proposta tem por objetivo divulgar, dar voz e vez a mulheres lutadoras sociais da região em que a UFOP tem sede, do estado de Minas Gerais, do Brasil e dos continentes Latino-americano e Africano a fim de tornar suas trajetórias de vida e de luta conhecidas e reconhecidas pelos e pelas/os estudantes da graduação da UFOP, bem como incentivá-las/los a se aproximarem e comporem coletivos, movimentos sociais e organizações que possuam bandeiras de luta as quais possuem afinidade.

Orientador(a):

Kathiuça Bertollo

Eventos relativos ao Projeto: