ManU - Maternidade e Universidade: Ações de acolhimento e apoio às estudantes da UFOP que são mães

Grupo ManU. Maternidade e Universidade

A presente proposta constitui-se num conjunto de ações de acolhimento e apoio voltadas às estudantes dos cursos de graduação presencial da UFOP que são mães. Para elaboração dessa proposta partimos do reconhecimento que ser mãe e universitária é uma condição de vida, que merece acolhimento e apoio para que elas possam dar continuidade ao seu percurso acadêmico, bem como, concluir o curso (TAUIL, 2019).
ManU iniciou suas atividades no mês de abril de 2021 que se estruturam em torno de 4 eixos: Mídias Sociais, Atendimentos Individuais, Encontros, Pesquisa e possui natureza multidisciplinar visto que articula as temáticas de acolhimento, gênero, inclusão social e ações afirmativas. No tocante às Mídias Sociais criamos o perfil @manu_ufop na rede social Instagram. Os Atendimentos Individuais ofereceram um espaço de escuta, acolhimento e orientações das questões trazidas pela estudante mãe. A pesquisa objetivou identificar o perfil socioeconômico e cultural das estudantes. Os resultados verificados indicam ações possíveis para otimização da permanência dessas estudantes mães na instituição, bem como a melhoria dos serviços a elas prestados, além de qualificar o Projeto Manu e futuros trabalhos sobre o tema pesquisado.

Orientador/Coorientador:
  • Camélia Vaz Penna