skip to content

Grupo ManU. Maternidade e Universidade

Grupo ManU. Maternidade e Universidade

Atividades

O grupo de acolhimento e apoio Maternidade e Universidade (ManU) promove o 7° encontro. O objetivo é proporcionar um espaço de escuta e diálogo sobre o tema "Ser mãe universitária no contexto da maternidade atípica: filho/filha com deficiência (intelectual, física, visual, auditiva, mental), transtorno do espectro autista ou transtornos de aprendizagem (TDAH, dislexia, discalculia).

A conversa acontecerá por meio do Google Meet. São oferecidas 15 vagas. Para participar, é necessário realizar inscrição pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSddt1mOETxZjjblnwilrvvt12ASbzsZyScqpJURFURh35pEbA/viewform?usp=sf_link

Mais informações pelo Instagram @ufop_manu ou mande um e-mail para manu@ufop.edu.br.

 

Projeto  ManU realiza 6° Encontro.

Tema: Eu não sou guerreira, sou sobrecarregada: A saúde mental das mulheres que cuidam.

Data: 05/10/2021

Horario: 15h

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScR1SD7IkYNH9eyKm2PXawUM3rV25diW76AN_ExZd6nl9MPiQ/viewform?usp=sf_link

 

O grupo ManU, convida as mães da UFOP para um bate papo sobre os desafios e possibilidades das mães universitárias, neste período de pandemia. Será um momento de trocas de experiências com a participação de duas convidadas, Mithaly Corrêa e Joseane Teixeira.

Conheça as convidadas:
Mithaly Côrrea: http://lattes.cnpq.br/0614298436628500
Joseane Teixeira: http://lattes.cnpq.br/5497395419213354

Mais informações disponíveis aqui.

 

É com grande prazer que convidamos você, mãe universitária da UFOP, para o  4° Encontro ManU.
O momento será de escuta e diálogo, guiado pelo tema: Boas Práticas de Apoio à  Mãe Universitária.
Você  já teve que lidar com falas negativas sobre sua condição de mãe universitária? Como você se sentiu?
Venha dividir isso com outras mães!
Além de proporcionar um espaço de troca de experiências e apoio, o 4° Encontro tem por finalidade construir um Guia de Boas Práticas de Apoio à  Mãe Universitária.
Sua participação é fundamental!
Vamos juntas?

Data: 23/07/2021

Horario: 17h às 19h

Inscrição: https://forms.gle/cN2pPsqquaEAfiwE6

Local: Plataforma google meet. O link será enviado ao email institucional nas inscritas.

 

Projeto ManU: Grupo de Acolhimento e Apoio à mãe universitária\UFOP realiza seu 3º Encontro.
Plataforma google meet.
Inscrições:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdDLOyRh-z8lADk1I8kRZWceVV1Fp31PhxpP0CKUKmoBCtCiw/viewform

 

O projeto ManU realiza seu segundo encontro com o tema "Acolhimento e Apoio à Mãe Universitária na UFOP". São disponibilizadas 15 vagas e os interessados precisam se cadastrar via formulário on-line.

 

Cronograma de Atividades

Encontros: Realizado mensalmente, com temas pré-definidos (sugeridos pelas participantes), por meio da plataforma google meet. O encontro dura em média duas horas e constitui-se como espaço de acolhimento, por meio da fala, escuta e troca de experiências. Para participação nos encontros é solicitada inscrição prévia. A divulgação ocorre previamente nos canais de comunicação da UFOP e do ManU ( Instagran e Facebook: @manu_ufop).

 

Cronograma dos encontros:

 

Sobre o Projeto:

O ManU - Maternidade e Universidade constitui-se em grupo de acolhimento e apoio às estudantes da UFOP que são mães. O ManU parte do reconhecimento que ser mãe no contexto acadêmico, impõe às universitárias, uma condição de vida, que merece acolhimento e apoio para que elas possam manter-se na universidade, bem como, concluir o curso. O Projeto se organiza em 4 eixos: Encontros, Atendimentos Individuais, Mídias Sociais e Pesquisa.

1 Encontros: Espaço coletivo de acolhimento, por meio da fala, escuta e troca de experiências.
2 Mídias sociais: Criação de conteúdo inclusivo, de acolhimento à maternidade, apoio à permanência de mães na universidade e informativo em questões gerais do projeto.
3 Atendimentos Individuais: Atendimento de escuta, acolhimento e orientações das questões trazidas pela mãe estudante.
4 Pesquisa: A pesquisa tem por objetivo geral traçar o perfil socioeconômico e cultural de estudantes dos cursos de graduação, modalidade presencial, da Universidade Federal de Ouro Preto que são mães e conhecer suas necessidades de apoio para permanência na instituição e conclusão do curso.

Orientador/Coorientador:
  • Camélia Vaz Penna
  • Valéria Lima Quintão
Contato:
Atendimentos Individuais

Atendimento por demanda espontânea que pode ser solicitado pelo email manu@ufop.edu.br. Agendamos um horário para atendimento pela plataforma google meet.

Mídias Sociais: