Incentivo a Diversidade e a Convivência - PIDIC

O Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência/PIDIC destina-se a implementar atividades de Ações Afirmativas no âmbito da UFOP de forma articulada ao ensino, pesquisa e extensão, visando o atendimento e ampliação das condições de permanência de estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação presencial da Universidade Federal de Ouro Preto.

O Programa de Incentivo a Diversidade e a Convivência tem como objetivos:

a) Estimular e apoiar a realização de atividades, que visem promover a igualdade de direitos entre estudantes, na modalidade de graduação presencial o enfrentamento de discriminações como o racismo, sexismo, machismo, homofobia. transfobia. capacitismo. Entre outras, que afetam a sua permanência e seu desenvolvimento em todas as unidades da UFOP.

b) Contribuir para a promoção da inclusão social através de atividades que visem a igualdade étnico-racial e de gênero, a diversidade sexual, as ações afirmativas e a formação de cidadania.

c) Combater os efeitos das desigualdades sociais originadas por quaisquer tipos de discriminação.

d) Incentivar o desenvolvimento de atividades que propiciem uma melhor convivência entre estudantes usuários das Residências Estudantis da Universidade.

Abrangência

O programa é desenvolvido em quaisquer das unidades da UFOP em seus três campi (Ouro Preto, Mariana e João Monlevade), por meio das seguintes atividades acadêmicas: palestra, debate, colóquio, seminário, congresso, conferência, ciclo de estudos, campanha de difusão cultural ou educativa, exposição, fórum, jornada, mesa redonda, mostra, semana de estudos, simpósio, workshop, produção de vídeos e similares.

Fundamentação Legal

Quando ocorre e quem pode concorrer

• O Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência começa com a publicação de um Edital público, ao início de cada ano e tem duração de 8 meses.
  • Quem pode concorrer aos Editais: Servidores Docentes e Técnicos Administrativos em Educação.

Projetos aprovados 2019 (ativos)

1. Ações para melhoria do cuidado às pessoas LGBT.
  2. Além do +: podcast sobre a comunidade LGBTQUIA+ da UFOP.
  3. Ariadnes.
  4. Cinema em rede – pela constituição de um cineclube que espelhe muitos Brasis e abra espaço de fruição, diálogo e reflexão para todos.
  5. Cultura popular no Campus do ICEA – João Monlevade
  6. Diálogo sobre inclusão na UFOP.
  7. Discriminação e sofrimento psíquico: ao acolhimento e sentimento de pertença na Universidade.
  8. Diversidade Transversa
  9. Diversidade, Inclusão e Acolhimento: O desafio de receber o/a calouro/a cotista na EDTM/UFOP.
  10. Forró de Ouro.
  11. GESIP – Grupo de Estudos de Intelectualidades Pretas.
  12. Grupo de Acolhimento e Cuidado ao Estudante – ABRACE.
  13. Inclusão e Acessibilidade na UFOP: um processo de exercício de princípios democráticos na comunidade universitária.
  14. JUNTAS SOMOS FORTES: redes de prevenção e acolhimento em combate à violência contra mulheres em ambiente universitário.
  15. POC: papear, ouvir e conscientizar.
  16. Prevenção ao Suicídio Jovem: um caminho possível à valorização da vida.
  17. Projeto SAP – Sob a Pele: estratégias para o enfrentamento de discriminações no ICEB.
  18. Rasurar epistemologias; produzir novos conhecimentos: teorização de corpos insurgentes na Universidade como ação afirmativa.
  19. Vidas: Gênero, Diversidade e Sexualidades.
  20. Vivências de sujeitas subalternizadas: relatos-manifestos sobre violência de gênero de alunas da UFOP.

Projetos 2018 (encerrados)
  1. A visibilidade das epistemologias pretas como ação afirmativa: sobre a necessidade da permanência simbólica de alunos(as) pretos(as).
  2. Acolhimento ao calouro cotista na Escola de Direito, Turismo e Museologia da UFOP
  3. Ciclo de estudos: educação científica e os direitos humanos
  4. Criação e aplicação de jogos de tabuleiro para o debate sobre discriminações
  5. Desenvolvimento de jogos e canais de comunicação para o enfrentamento de discriminações no ICEB
  6. Do acesso à participação no ensino superior: a diversidade e a inclusão como elementos para a consolidação de uma sociedade democrática.
  7. Forró de Ouro
  8. ICHS para iniciantes
  9. NINFÉIAS: Violência de gênero e os impactos na vida dos estudantes
  10. Rodas de conversas “Memórias de Negros”