Julho Amarelo: Conscientização sobre as hepatites virais
A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em parceria com as prefeituras de Ouro Preto, João Monlevade e Mariana, promove a campanha Julho Amarelo, uma ação essencial de conscientização sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais. A campanha, instituída no Brasil pela lei nº 13.802/2019, faz parte da programação da campanha Saúde e Bem-Estar da UFOP, cujo lema é "Cuidar para viver melhor".
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada tanto por vírus quanto pelo uso de medicamentos, álcool e outras drogas, bem como por doenças autoimunes. Também pode ser transmitida por meio de relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de material de uso pessoal (seringas, agulhas, lâminas, alicates, entre outros), transfusão de sangue ou procedimentos que não atendam às normas de biossegurança.
A campanha traz uma programação especial, com o objetivo de chamar a atenção da população para a importância do diagnóstico precoce e da vacinação contra as hepatites, tendo em vista que a doença é silenciosa e, na maioria dos casos, só apresenta sintomas em estágio avançado. A indicação do Ministério da Saúde é que todas as pessoas sejam testadas pelo menos uma vez na vida, principalmente para hepatites B e C.
Atividades programadas:
- Realização de testes rápidos de detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
- Aplicação de vacinas;
- Atrações musicais;
- Exposição de projetos de extensão, Pidic e Prodesa.
Público alvo:
- Toda a comunidade Ufopiana
Documentos necessários
- Documento de identificação com foto
- Cartão de vacina
Ouro Preto
- Local: Em frente ao Restaurante Universitário
- 23 de julho: durante o almoço, das 10h às 14h
- 24 de julho: durante o jantar, das 17h às 19h
Mariana
- Local: Próximo ao Restaurante do ICSA
- 24 de julho: durante o jantar, das 17h às 19h
João Monlevade
- Local: Próximo ao Restaurante do ICEA
- 20 de agosto: durante o jantar, das 17h às 19h