Lugar de Mulher é na Ciência

Sobre o Projeto:

Os cursos de licenciatura da Universidade Federal de Ouro Preto possibilitam que as/os estudantes de nossa instituição se apropriem de elementos teóricos e metodológicos para o exercício de sua futura prática docente nas escolas de educação básica. Tanto os nossos cursos de licenciatura quanto às escolas para os quais as nossas licenciadas e licenciandos são formados para atuar são marcados pela diversidade de etnias, gêneros, pertencimentos, culturas e valores, o que faz e fará com que nossas egressas e egressos sejam confrontados com situações em que se exigirá posicionamento perante a situações de exclusão, discriminação, injustiça, etc.

O mundo da ciência se estruturou historicamente em bases quase exclusivamente masculinas, ora excluindo as mulheres, ora negando as suas produções científicas, por meio de discursos e práticas nada neutros. Dados oficiais do Ministério da Educação (MEC) apontam que, no ensino médio, 54% das matrículas e 58% das concluintes foram femininas. Apesar destes números, o crescimento do número de mulheres não está homogeneamente distribuído entre todas as disciplinas. Na área de Ciências, Matemática e Computação, onde a relação é de 2,5% de mulheres e 5,3% de homens. Ou seja, as mulheres seguem concentradas em algumas áreas e permanecem quase inexpressivas em outras.

O projeto tem por objetivo estimular e apoiar a realização de atividades que visam promover a igualdade de direitos entre estudantes e o enfrentamento de discriminações como sexismo e machismo; contribuir para a promoção da inclusão social através de atividades que visem a igualdade de gênero; combater os efeitos das desigualdades sociais originadas por quaisquer tipos de discriminação; criar um ambiente de aprendizagem compartilhada em que sejam promovidas discussões teóricas e desenvolvidas atividades na busca por uma educação científica em diálogo com a promoção da igualdade e de gênero tendo como público-alvo a comunidade acadêmica, especial os alunos dos cursos de Licenciatura em Biologia, Física e Química.

Orientador(a): Clarissa Rodrigues