Mais que mães: trajetórias de mães estudantes e seus atravessamentos

Sobre o Projeto:

A presente proposta constitui-se ação de acolhimento e apoio às estudantes dos cursos de graduação presencial da UFOP que são mães, no âmbito do Programa Apoio à Maternidade e Universidade, o ManU. Para elaboração dessa proposta partimos do reconhecimento que ser mãe e universitária é uma condição de vida, que merece ações para que elas possam dar continuidade ao seu percurso acadêmico, bem como, concluir o curso (TAUIL, 2019).

ManU é um programa que como objetivos: Evitar a evasão, decorrente da maternidade, nos cursos de graduação presencial da UFOP; Combater os efeitos das desigualdades de gênero no tocante à parentalidade; Promover ações de apoio e acolhimento às estudantes dos cursos de graduação presencial da UFOP que são mães; Apoiar a permanência e conclusão do curso às estudantes dos cursos de graduação presencial da UFOP que são mães por meio de pagamento de bolsa de assistência estudantil Bolsa Maternidade.

A ação Mais que Mães, objeto desta proposta, apresenta relatos na rede social Instagram @manu_ufop de trajetórias acadêmicas e pessoais como forma de reconhecimento da história e dos trabalhos das mães estudantes da UFOP. A ideia da série Mais que Mães surgiu em 2021, a partir de reflexões e inquietações sobre o trabalho de cuidar/educar uma criança e como muitas vezes o mesmo não é valorizado. Além disso, este trabalho costuma ser delegado de maneira predominante ou exclusiva às mulheres, que acabam por acumular essa responsabilidade a outras atribuições para além da maternidade, atravessando seus desejos e trajetórias pessoais em diversas dimensões. Embora este contexto traga dificuldades à trajetória acadêmica de mães estudantes, elas seguem sua formação e concretizam importantes projetos.

Orientador(a):

Camélia Vaz Penna