MANU COMUNICA

A presente proposta constitui-se ação de acolhimento e apoio às estudantes dos cursos de graduação presencial da UFOP que são mães, no âmbito do Programa Apoio à Maternidade e Universidade, o ManU. Para elaboração dessa proposta partimos do reconhecimento que ser mãe e universitária é uma condição de vida, que merece ações para que elas possam dar continuidade ao seu percurso acadêmico, bem como, concluir o curso (TAUIL, 2019).

ManU é um programa que como objetivos: Evitar a evasão, decorrente da maternidade, nos cursos de graduação presencial da UFOP; Combater os efeitos das desigualdades de gênero no tocante à parentalidade; Promover ações de apoio e acolhimento às estudantes dos cursos de graduação presencial da UFOP que são mães; Apoiar a permanência e conclusão do curso às estudantes dos cursos de graduação presencial da UFOP que são mães por meio de pagamento de bolsa de assistência estudantil Bolsa Maternidade. O Programa é gerido pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRACE) e vem realizando, desde 2021 diversas ações como lives, rodas de conversa, conteúdo nas Redes Sociais Instagram e youtube @manu_ufop, espaço brincar, série Mais que Mães, que estão apresentadas nos relatórios de atividades 2021 e 2022.

A ação COMUNICA, objeto dessa proposta produzirá todos materiais gráficos do Programa ManU, seja impresso ou digital. Entre os objetivos do projeto destacam-se: sistematizar dados coletados e produzidos no âmbito das ações do programa ManU; produzir conteúdo em cartilhas, folders, dossiês, relatórios e outros a partir de dados e informações do ManU; socializar conteúdo sobre maternidade à comunidade acadêmica, por meio de um material gráfico convidativo à leitura e apreciação.

Orientador(a):

Camélia Vaz Penna