Mostras PIDIC e BIDA no Encontro de Saberes 2021

Estão abertas as inscrições para o Encontro de Saberes 2021 da UFOP. Os orientadores (as) e os (as) bolsistas de projetos vinculados ao Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência (PIDIC) ou ao Programa de Bolsa de Incentivo ao Desenvolvimento Acadêmico (BIDA), devem participar das respectivas Mostras e realizar cadastro no site do evento.

Fiquem atentos às seguintes informações:

Cronograma Mostras PIDIC e BIDA 2021

Submissão de Resumos

O período para a submissão de resumos será de 02/08 a 10/09/2021 (inscrição prorrogada).

Quem deve participar

Devem apresentar no Encontro de Saberes os projetos cadastrados na PRACE que estão vinculados ao PIDIC ou BIDA que desenvolveram atividades em 2021.

Como se inscrever

Os estudantes vinculados aos projetos deverão preencher o formulário de inscrição e fazer a submissão do resumo de seu trabalho no sistema do Encontro de Saberes.
Os resumos deverão conter introdução, objetivos, metodologia, resultados obtidos e conclusão, tendo no mínimo 1300 e no máximo 2000 caracteres (com espaços).
O autor que submeteu o resumo deverá informar, antes do início do evento, qualquer eventual alteração do autor-apresentador.
Os trabalhos devem ser apresentados por apenas um (1) dos participantes do grupo.
É de responsabilidade do autor que está submetendo o trabalho, inserir o nome de cada um dos autores, co-autores, orientadores e co-orientadores. Apenas os nomes cadastrados serão impressos no
certificado.
A análise dos resumos contemplará os seguintes aspectos: objetivos claramente definidos, metodologia, resultados apresentados e conclusões embasadas nos resultados.
Cada resumo aprovado deverá atender as exigências expostas nos tópicos “Formato de Apresentação” e “Fóruns de Discussão”.

Formato de apresentação

O formato de apresentação nos dias do evento será unicamente em vídeo, no qual o apresentador deve gravar uma apresentação com duração de 4 a 7 minutos, contendo:

1. Título do projeto*;
2. Nomes do aluno/voluntário/bolsista, do coordenador e da equipe do projeto (autores e co-autores)*;
3. Introdução sobre a ação;
4. Objetivos e metodologia de atuação;
5. Resultados alcançados;
6. Oportunidades e dificuldades vivenciadas durante o desenvolvimento das atividades remotas;
7. Conclusão;
8. Agradecimentos - fazer menção explícita à UFOP e outras fontes de apoio, se existirem.*

* Os itens i, ii e viii devem ser brevemente citados no vídeo através de fala ou por escrito em legendas ou em imagens (slide). Além disso, os itens i , ii e viii devem estar presentes nas descrição do vídeo no YouTube®
Após a gravação, o autor deve postar o vídeo no YouTube e enviar as seguintes informações para o e-mail orientacaoestudantil.prace@ufop.edu.br, de 28/10/2021 a 08/11/2021:

Assunto: [Título do trabalho aprovado]
Corpo do e-mail deve conter:
Título do trabalho aprovado;
Nome completo autor do vídeo;
Nome completo do orientador da ação;
Link com endereço do vídeo postado no YouTube.

*Um tutorial para auxílio na gravação do vídeo e postagem na plataforma YouTube está disponível aqui.

Fóruns de Discussão

Os vídeos serão disponibilizados na plataforma do evento no UFOP Aberta – aberta.ufop.br para realização de um fórum junto com outros trabalhos.
É obrigatório que o apresentador de cada projeto acompanhe o fórum durante seu prazo de vigência para dialogar com o mediador e demais participantes. Trabalhos os quais os apresentadores não participarem dos seus respectivos fóruns de discussões serão dados como não apresentados e não terão certificados de apresentação emitidos.
Para participar do Fórum, é pré-requisito fazer cadastro no UFOP Aberta, entrar na sala escolhida e assistir a todos os vídeos. Um tutorial será disponibilizado em breve, para auxiliar nesse processo.
Os horários de apresentação serão definidos pela Comissão Organizadora do Congresso e informados no site do evento.
Certificados das Mostras PIDIC serão emitidos para os autores(as), co- autores(as), orientadores(as) e co-orientadores (as) que submeteram resumo na inscrição, o envio do vídeo e participação no Fórum de discussão.