Projeto:  Vivências de sujeitas subalternizadas: relatos-manifestos sobre violência de gênero de alunas da UFOP.
Coordenação: Profª. Flávia Souza Máximo Pereira / Profª. Lorena Martoni de Freitas

O Sujeitas Sujeitadas é um projeto de extensão da Universidade Federal de Ouro Preto, que faz parte do Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência (PIDIC).

Ele tem como objetivo criar um espaço de relato-manifesto sobre as plurais formas de violência de gênero enfrentadas pelas alunas da UFOP. A partir de uma perspectiva de rede de enfrentamento à violência de gênero, articulada com o coletivo União Brasileira de Mulheres (UBM - Ouro Preto), busca-se investigar as formas de violência de gênero na UFOP, para a construção de uma relação de alteridade e fortalecimento feminino por meio da escuta/diálogo, estimulando a permanência e a convivência de tais mulheres em todas as unidades da UFOP.

Realizamos rodas de conversa que acolhem as estudantes que já vivenciaram ou ainda vivem situações de violências, mediante a discussão de várias temáticas femininas. Nosso primeiro encontro, que aconteceu no ínicio do mês de março e teve como tema "violência sexual" reuniu mais de 25 pessoas.

2ª Roda de Conversa- E o nosso segundo encontro ocorrerá na próxima segunda-feira (20), cujo tema o tema será "maternidade e violência obstétrica". A roda de conversa começa às 17h, na sala do SICEG, que fica no prédio do DEGEO, no Campus Morro do Cruzeiro. Para participar é só se inscrever através do link: http://bit.ly/violencia_ufop

Serviço:

2ª Roda de Conversa Sujeita Sujeitadas UFOP