Farmácia Escola

A Farmácia Escola é fruto do convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Ouro Preto e a UFOP.

Trata-se de um local de ensino, pesquisa e extensão que oferece serviços farmacêuticos à comunidade de modo a contribuir para a promoção, proteção, prevenção e recuperação da saúde e para o uso racional de medicamentos.

Atua no fornecimento de medicamentos padronizados para a Atenção Básica no município de Ouro Preto, sendo dispensados gratuitamente à comunidade local e universitária. Qualquer pessoa pode adquirir medicamentos na Farmácia Escola. A exigência é que seja apresentada uma prescrição (receita), podendo ser da rede pública ou privada.

Possui atividades acadêmicas relativas ao Estágio Supervisionado II, recebendo em torno de 40 alunos/semestre. Os estágios contribuem para a formação dos estudantes da Escola de Farmácia, proporcionando vivência prática do ambiente de assistência Famrmacêutica.

Também possui atividades educativas e projetos de extensão voltados para a comunidade externa, dentre eles:

• Serviço de educação para o descarte correto de medicamentos: Destina-se ao recolhimento de medicamentos vencidos e/ou inutilizados e posterior encaminhamento para o descarte correto, evitando assim a contaminação ambiental e minimizando o risco de acidentes e intoxicações.
  • Farmácia de Ouro: Serviço de Farmacovigilância da UFOP. Tem como objetivo detectar, analisar e prevenir a ocorrência de reações adversas a medicamentos, queixas técnicas ou qualquer outro evento relacionado ao uso de medicamentos. Oferece serviço de notificação dos eventos indesejados que podem aparecer após o uso dos medicamentos. Essas notificações são encaminhadas pelos usuários ou profissionais de saúde e são de caráter confidencial. São realizadas através do preenchimento de um formulário básico disponível no página do Projeto. Clique aqui para mais informações.

Para possíveis dúvidas, favor entrar em contato pelo telefone (31) 3559-1289