Projeto Ciclo Saudável: Cuidado e Dignidade Menstrual na UFOP - Confira

O projeto "Ciclo Saudável: Cuidado e Dignidade  Menstrual na UFOP", é um projeto do Programa PIDIC, que propõe-se a ser uma iniciativa abrangente no âmbito da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), buscando atender às necessidades específicas das pessoas que menstruam, promovendo condições de bem-estar, inclusão e igualdade. Este projeto alinha-se perfeitamente aos objetivos do Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência (PIDIC), ao direcionar suas ações para a implementação de atividades afirmativas que visam aprimorar as condições de permanência dos estudantes na instituição.

O ciclo menstrual é uma parte natural e significativa da vida de muitas estudantes, podendo influenciar diretamente em seu desempenho acadêmico e bem-estar emocional. Contudo, é frequente observar a falta de suporte adequado para lidar com essa questão no ambiente universitário. O projeto proposto visa preencher essa lacuna, oferecendo acompanhamento integral e educativo às pessoas que menstruam na UFOP.

O "Ciclo Saudável" concentrar-se-á na promoção da saúde menstrual, fornecendo informações educativas sobre cuidados menstruais, higiene íntima, e abordando questões relacionadas à saúde física e emocional durante o ciclo menstrual. Além disso, o projeto incluirá a distribuição gratuita de absorventes, reconhecendo a importância de garantir o acesso a produtos de higiene menstrual para todas as estudantes, independentemente de sua situação financeira.

A justificativa para a implementação deste projeto baseia-se na promoção da equidade de gênero e na criação de um ambiente inclusivo na UFOP. Ao oferecer orientações educativas e acesso gratuito a absorventes, o projeto contribuirá para a redução das barreiras enfrentadas pelas pessoas que menstruam, permitindo que elas participem plenamente das atividades acadêmicas, de pesquisa e de extensão.

Além disso, ao alinhar-se aos princípios do PIDIC, o "Ciclo Saudável" reforça o compromisso da UFOP com a diversidade, contribuindo para a construção de uma comunidade universitária mais acolhedora e igualitária. A implementação desse projeto não apenas atende às demandas específicas das estudantes, mas também reforça o papel da UFOP como uma instituição comprometida com a promoção da igualdade de oportunidades e a valorização da diversidade em seu ambiente acadêmico.

Clique aqui para acessar o formulário de inscrição.