skip to content

Núcleo de Mediação de Conflitos em Moradias e Demais Relações Discentes - Mediação PRACE ou CMC-PRACE

Núcleo de Mediação de Conflitos em Moradias e Demais Relações Discentes - Mediação PRACE ou CMC-PRACE

Sobre o Projeto O projeto tem como objetivo, pela via da gestão e solução mediada de conflitos das moradias (sessões de mediação e de pré-mediação), envolver alunos/as bolsistas dos cursos de Administração, Direito, Jornalismo, Pedagogia, Serviço Social e Mestrado Novos Direitos Novos Sujeitos na prática profissional correlata, que estimulará o exercício da cidadania, da não-adversariedade e da autodeterminação efetiva de todas as pessoas envolvidas. O desenvolvimento acadêmico discente ocorrerá pela via do fornecimento, ao público-alvo, de espaço dialógico para o tratamento adequado dos conflitos de convivência e de vizinhança, ligados às moradias estudantis da UFOP, administradas pela PRACE e pelo NACE. A figura do/a mediador/a de conflitos possibilita a discussão e reflexão dos entraves de convivência acolhidos pelo projeto e proporciona aos/as protagonistas das controvérsias a oportunidade de consolidar soluções de forma que sejam elas mesmas as responsáveis pela autocomposição dos conflitos.
Por meio da mediação, o/a bolsista mediador/a atua de forma imparcial na gestão do conflito e colabora para o empoderamento das partes na busca por soluções da controvérsia. A valorização da
cultura não adversarial, utilizada pela mediação de conflitos, mostra-se fundamental para a satisfação
mútua dos envolvidos e para a preservação e restauração das relações anteriores, que se mostram desgastadas. Sem a pretensão de se tornar substituta do Poder Judiciário ou fornecer soluções rápidas aos conflitos, a técnica da mediação é uma mudança de paradigma que promove a cultura de paz e a humanização de vínculos, valorizando a pessoa e permitindo sua participação efetiva na construção de soluções possíveis e eficazes para os conflitos em que se insere. Por ter como principais alvos as relações continuadas, como as de vizinhança e de moradia, a mediação enfoca os sentimentos que estão implícitos ao aparente desacordo, demonstrando para os envolvidos quais são os pontos de convergência de suas falas. Permitem-se, assim, alternativas baseadas no diálogo, formatadas por todos os envolvidos. Nessa dinâmica, os/as bolsistas vinculados/as possuem oportunidade de maturação e desenvolvimento de suas habilidades e competências profissionais ligadas à mediação.
Orientadores
  • Roberto Henrique Pôrto Nogueira
  • Kelly Christine Oliveira Mota