Pandemia e saúde mental: um debate necessário

Atividades:

Os encontros ocorrerão toda segunda terça feira do mês à partir de junho de 17:00 às 19:00:

• Junho 08/06
  • Julho 13/06
  • Agosto10/08
  • Setembro 14/09

Inscrições abertas até dia 31/05  https://forms.gle/beXYrgVAWZF4AEg58

Sobre o Projeto:

A Pandemia de Covid decretada em 2020 tem tido impactos econômicos, sociais e de saúde pública ainda incalculáveis e diversos estudos já tem indicado a elevação do adoecimento mental dos indivíduos.   Os estudantes foram afetados de forma significativa pela Pandemia e as necessárias medidas de contensão. Além de toda a apreensão pela doença e seus efeitos na perda de renda de grande parte das famílias, a suspensão das aulas nas universidades, a incorporação do ensino remoto, a suspensão de planos e perspectivas de conclusão de curso tornaram se gatilhos para o adoecimento dos discentes. O projeto pretende viabilizar espaços de reflexão sobre os impactos da pandemia para a saúde mental dos discentes e ao trabalhar as principais determinações do adoecimento também pretende construir reflexões e estratégias que contribuam com a melhora da saúde e a elaboração de ações para viabilizar a permanência dos discentes na universidade.

O projeto realizará grupos focais com os discentes que irão trabalhar os seguintes temas: A Pandemia de COVID 19 e as mudanças na dinâmica social dos discentes; A saúde mental em tempos de COVID.; As determinações de sexo, classe, raça e orientação sexual no adoecimento mental e A universidade e a Pandemia: perspectivas e estratégias para permanência dos/das discentes.

Orientador/Coorientador:
  • Profª. Alessandra Ribeiro de Souza