PerSESO – Permanência Universitária de Estudantes-Estagiárias/os em Serviço Social

Essa proposta tem como objetivo central envolver estudantes regularmente matriculados na graduação presencial em Serviço Social na promoção das atribuições e competências da Comissão Orientadora de Estágio (COE) do curso de Serviço Social. O Regulamento do Estágio Supervisionado do Curso de Serviço Social da UFOP define em seu Artigo 4 que o Estágio Supervisionado “é uma atividade curricular obrigatória que se configura a partir da inserção do aluno no espaço sócio-institucional objetivando capacitá-lo para o exercício do trabalho profissional, o que pressupõe supervisão sistemática. Esta supervisão será feita pelo professor supervisor e pelo profissional do campo, através da reflexão, acompanhamento e sistematização com base em planos de estágio, elaborados em conjunto entre Unidade de Ensino e Unidade Campo de Estágio, tendo como referência a Lei no. 8662/93 (Lei de Regulamentação da Profissão) e o Código de Ética do Profissional (1993). O Estágio Supervisionado é concomitante ao período letivo escolar” (Diretrizes Gerais para o Curso de Serviço Social. Caderno ABESS, n.o 7. São Paulo: Cortez, 1997, pág. 71)" (NDE-SESO, 2017). Esse regulamento estabelece que, dentre suas atribuições e competências, a COE deve "acompanhar a Política de Estágio do curso de Serviço Social"; "criar e organizar o Fórum de Supervisores (as) de Estágio em Serviço Social da UFOP"; e "manter uma avaliação pedagógica constante sobre o Estágio em Serviço Social".

A atuação dos bolsistas se dará na promoção das atribuições e competências da Comissão Orientadora de Estágio (COE) se dará através de seu envolvimento nos processos de planejamento, execução e avaliação das ações no âmbito da Política de Estágio em Serviço Social; no atendimento, orientação e mobilização de supervisoras/es acadêmicas/os, supervisoras/es de campo e estudantes inseridos em campos de estágio; na organização e participação das reuniões da COE.

Orientador(a): Raquel Mota Mascarenhas