skip to content

POC: Papear, Ouvir e Conscientizar

POC: Papear, Ouvir e Conscientizar

Sobre o Projeto Com a atual conjuntura da pandemia do Coronavírus (COVID-19), tornou-se necessário o isolamento social para que ocorra a diminuição do contágio e a circulação do vírus. Dessa forma, a população não só brasileira mas mundial se encontram num momento delicado de fragilidade psicológica associado a falta de interação social. Assim, o projeto POC - papear, ouvir e conscientizar, vem com a proposta de manter as atividades em ativa, porém, de forma diferente.
O intuito do projeto é levar informação, desenvolver debates, apoiar e conscientizar pessoas e minorias da comunidade LGBTQI+, esse é o momento que as pessoas mais precisam de apoio e informação. Além disso, queremos tornar esse período de total isolamento em um período de constante aprendizado. A internet é vasta e disponibiliza diversos meios de comunicação para que nossa mensagem seja passada e nossas propostas concretizadas.
É essencial reverter esse momento de pânico que alastra a população e trazer informação até que mude esse cenário. Portanto, será criado uma plataforma online onde ocorrerão rodas de conversas virtuais, substituindo as que existiam presencialmente, chats onde serão feitos os acolhimentos de pessoas que necessitam de algum tipo de ajuda, além de explorarmos diversas outras formas de unirmos a comunidade de forma virtual.

Atividades

Saúde Mental: não acesso dos grupos minoritários

 

Roda de Conversa:  "Dinâmicas afetivas-sexuais entre a população LGBTQIA+"

Na próxima quinta, 27, às 17h, acontece mais uma roda do projeto POC. O tema é: Dinâmicas afetivas-sexuais entre a população LGBTQIA+. Vamos entender como se dá as relações por aplicativos, e corpos oprimidos na sigla. Os convidados são o Cientista Social, Paulo Marcos Barros, e o Doutor em Ciências sociais, Marco Antonio Paranhos. 

A inscrição é através do link: 
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe9N19YsiR8Ot4gK52MuQdVB9ogIK-2J8WeNIMXf78TQcDsQg/viewform

 

Roda de Conversa:  "Proibição de Doação de Sangue por LGBTQIA+ e a criminalização da Homo/transfobia"

Resumo da atividade: Nesta quinta, 13 de agosto, o POC promoverá um Debate em roda de conversa sobre a Proibição de Doação de Sangue por LGBTQIA+ e a criminalização da Homo/transfobia. A roda de conversa será as 17h e para participar é necessário a inscrição em:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfEEFGUr17y9Xc3ZP6ZF_RsKT2c1LDe3iws6cvkKaCXe0DtYQ/viewform

 

Roda de Conversa: "A Mulher Preta Latino Americana e Caribenha"



Resumo da atividade: quinta-feira, dia 30,  às 17 horas, convidamos todes para conversar sobre A Mulher Preta latino americana e caribenha. Convidamos Sidneia Santos, Rayahnna Fernandes, Mayara e a Laís Fonseca para participar desse debate sobre o dia da  Mulher Preta latino americana e caribenha, sua importância e desdobramentos. 
Para participar dessa roda de conversa é preciso fazer uma inscrição neste link (clique para acessar o formulário).

 

Roda de conversa: "Direito em Saúde para as Pessoas T"

Resumo da atividade: na próxima quinta-feira, 23/07, às 17h, iremos bater um papo com a Thaynara Martins e o Rainer Bomfim, sobre Direito e Saúde da população travesti e transsexual. O ponto principal e entender quais são esses direitos já efetivados e onde precisamos lutar por melhorias. Desse modo, é um passo muito importante nessa caminhada. Nos vemos na quinta. O Link do Google meet sera disponibilizado 10 mins antes no instagram do poc: https://www.instagram.com/pocpidicufop/  

 

Roda de conversa: "Sistema Prisional e o Direito à vida"

Resumo da atividade: nesta quinta, 09 de Julho, as 17 horas o POC propõe a roda de conversa sobre o Sistema Prisional e o Direito à vida das pessoas em privação de liberdade. E para esse debate convidados a Miriam Estefânia dos Santos, integrante dos movimentos: Associação de Amigos e Familiares de Pessoas em Privação de Liberdade, Frente Estadual pelo Desencarceramento de Minas, Acessória Popular Maria Felipa e da Coalizão Negra por Direitos. Essa troca ocorrera através da plataforma Google Meet, link disponibilizado pelo instagram do POC: https://www.instagram.com/pocpidicufop/  

 

Roda de conversa: "Vidas Pretas Importam"

Local: O link do Google Meet será disponibilizado pelo Instagram: https://www.instagram.com/pocpidicufop/

 

Roda de conversa com o Tema "A gordofobia na quarentena"

 Debateremos as expressões da Gordofobia que é posto estruturalmente na sociedade e atinge milhares de pessoas frequentemente. 

Planos de Trabalho

Plano de Trabalho - atividades remotas - julho a dezembro

Plano de Trabalho - atividades remotas - abril a junho

Contatos
Coordenadora

Cláudia Martins Carneiro.