PREPARAFRO ABDIAS NASCIMENTO: a pós-graduação hoje, aqui e agora

Sobre o Projeto O Projeto - PREPARAFRO Abdias Nascimento – uma proposta de curso preparatório de acompanhamento, de capacitação e de formação de jovens estudantes quilombolas, negros e negras (pretes e pardes), graduados, egressos ou não da Universidade Federal de Ouro Preto, que estejam se organizando e/ou se preparando para participar de Processo Seletivo de curso do pós-graduação, nível mestrado e doutorado. Tal iniciativa, além de (i) institucionalizar experiências de formação preparatória para processos seletivos no contexto de ações afirmativas e (ii) estimular o público alvo desse projeto a se preparar para o ingresso em um curso de pós-graduação, caminha em conformidade com as palavras de Mayorga e Souza (2012), quando defendem que as políticas de permanência na universidade precisam “(...) constituir como um conjunto de ações ampliadas que considere a especificidade do estudante que acessa a universidade e devem garantir uma leitura sobre as dinâmicas de inclusão e exclusão dentro dessa instituição”. Além disso, este projeto é uma iniciativa calcada na Lei no. 12.711/2012, conhecida como Lei de Cotas.
O projeto tem como objetivo capacitar os estudantes negres (pretes e pardes) e quilombolas, graduandos e egressos, para que tenham condições de participar de processo seletivo de curso de pós-graduação, nível mestrado e doutorado, e para ingressar na pós-graduação.
Orientador/Coorientador:
  • Prof. Clézio Roberto Gonçalves