Programa de Apoio à Maternidade e Universidade - ManU

ManU é um programa de  apoio às estudantes dos cursos de graduação presencial da UFOP que são mães. As ações realizadas  são de natureza multidisciplinar, visto que articulam diversas temáticas como acolhimento, gênero, inclusão social e ações afirmativas.

Objetivos

a) Evitar a evasão, decorrente da maternidade, nos cursos de graduação presencial da UFOP.

b) Combater os efeitos das desigualdades de gênero no tocante à parentalidade.

c) Promover ações de apoio e acolhimento às estudantes dos cursos de graduação presencial da

UFOP que são mães.

d) Apoiar a permanência e conclusão do curso às estudantes dos cursos de graduação presencial

da UFOP que são mães por meio de pagamento de bolsa de assistência estudantil Bolsa

Maternidade.

Abrangência

O programa atende ao três campi da UFOP:

• Ouro Preto
  • Mariana
  • João Monlevade

Ações

O Programa Contempla as seguintes ações:

Rodas de Conversa

Espaço coletivo de fala, escuta e troca de experiências, entre mães estudantes da UFOP, de forma a proporcionar acolhimento e apoio. O grupo é aberto a qualquer estudante mãe da UFOP, que esteja regularmente matriculada. Para participar é necessário realizar inscrição prévia. As rodas de conversa duram até duas horas e ocorrem online, pela plataforma google meet. No total são 4 encontros, com os seguintes temas: Ser Mãe Universitária; Emoções: Culpa, Ansiedade, Medo; Maternidade e Carreira; Rotina e Organização do Tempo.

Espaço Brincar

Tapete com brinquedos, disponibilizado em eventos acadêmicos, tornando assim o espaço menos excludente à presença crianças. Apoiamos a construção de uma ambiente acadêmico amigável às crianças, potencializando assim a participação das estudantes mães em Seminários, Congressos, Simpósios, Fóruns e outros eventos.

Acesse o Portfólio do Espaço Brincar ManU

Série Mais que Mães

Apresenta relatos, na rede social Instagram@manu_ufop, de trajetórias acadêmicas e pessoais, como forma de reconhecimento da história e dos trabalhos das mães estudantes da UFOP.

Lives

Apresentação e discussão de temas que atravessam a maternidade e universidade. As lives contam com a presença de convidadas conhecedoras do tema.

Assista às Lives no Youtube @manu_ufop

Série Boas Práticas

Apresenta situações cotidianas do ser mãe universitária, na rede social Instagram@manu_ufop. Compartilham-se ações positivas e encorajadoras que podem ser adotadas por todas, todos e todes para apoiar as estudantes que são mães.

Podcast ManU - Maternidade e Universidade.

Além do Instagram e Youtube os conteúdos das Lives estão disponíveis no Spotfy. Apresentamos mensalmente conteúdos e entrevistas sobre ser mãe na universidade.

Processos Seletivos

Clique aqui para acessar os processos seletivos.