Programa Tutorial Acadêmico-Estudantil do Curso de Ciências Econômicas

Sobre o Projeto:

A ampliação do acesso ao ensino superior trouxe ao ambiente e à vida universitária novas questões. Uma delas, sem dúvida alguma, é o perfil dos alunos, oriundos das mais diversas realidades sociais e com formação escolar heterogênea, o que se manifesta em jovens com grande dificuldade de aprendizagem até aqueles com problemas de saúde mental, vulnerabilidade social extrema, etc. Neste contexto, o papel e a obrigação das Universidades vão muito além daqueles tradicionalmente consolidados e envolvem cada vez mais o compromisso da comunidade universitária com o enfrentamento dos problemas sociais e a formação de jovens capazes de entender criticamente a realidade social que os cerca, de superar os dilemas que as suas próprias realidades pessoais os impõe e de criar um conjunto de competências profissionais-sociais que lhe permitam promover algum tipo de transformação no seu entorno. A estrutura universitária tradicional tem imensa dificuldade de se adaptar a estes novos tempos. O modelo tradicional de ensino, focado na ideia de que os docentes são aqueles que sabem, a serviço daqueles que não sabem, não dá conta de responder a esta intrincada teia de novas questões e dilemas que a expansão universitária nos colocou. O compromisso da Universidade, sobretudo pública, deve ser o de formar cidadãos com competências capazes de agir para transformar o seu entorno. Isto só é possível se enfrentarmos o desafio de compreender cada vez mais os alunos e suas mais diversas trajetórias. Deste modo, trata-se antes de tudo de colocar em prática ações que olhem para dentro da universidade, que busquem compreender a realidade de cada aluno e que com isso possam contribuir para melhorar efetivamente a formação nos cursos de graduação.

Por isso, o Programa Tutorial Acadêmico-Estudantil do Curso de Ciências Econômicas, proposto neste projeto, se caracteriza pela intenção de estabelecer e executar ações diretas sobre os alunos do curso de Ciências Econômicas, por meio de atividades de tutoria que contribuam para a consolidação de um itinerário formativo mais sólido nos alunos, com o objetivo de reduzir os índices de retenção e evasão do curso e aumentar a sua taxa de formatura.

Orientador(a): Daniel do Val Cosentino