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Projetos Prodesa 2024

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

1- Bolsista do Comitê Permanente de Assistência Estudantil (COPAE)

Orientadora: Lívia Neves Ávila de França e Silva

A presente proposta se justifica em virtude de agregar conhecimentos sobre a política de assistência estudantil em uma visão multidisciplinar, bem como a compreensão dos procedimentos e normas existentes no âmbito da PRACE/UFOP. O projeto visa contribuir para formação integral dos alunos bolsistas dos cursos de administração, jornalismo, letras e serviço social; promover a divulgação de informações sobre as ações do COPAE para a comunidade acadêmica; auxiliar o Comitê Permanente de Assistência Estudantil - COPAE no planejamento e realização das reuniões ordinárias e extraordinárias; acompanhar demandas encaminhadas ao COPAE pela comunidade acadêmica; assessorar na realização do Fórum da Assistência Estudantil. Em relação à pertinência no âmbito da Prodesa (PRACE), tendo em vista que os alunos bolsistas do projeto se encontram em condição de vulnerabilidade socioeconômica, a proposta se justifica por possibilitar a integração de ações de apoio socioeconômico para estes alunos, de modo a contribuir para sua permanência na Universidade.

2- O Serviço de Pré-Conferência de Documentos na Área de Avaliação Socioeconômica

Orientadora: Valéria de Lima Quintão

O projeto tem como finalidade integrar ações de apoio socioeconômico ao incentivo à formação acadêmica dos alunos em condição de vulnerabilidade e trabalhar conteúdos voltados ao desenvolvimento de habilidades necessárias à atuação na assistência estudantil. Destaca-se que os estudantes participantes do projeto integram o grupo de estudo e formação que promove constante melhoria na vivência acadêmica dos envolvidos.

 

3- A pré-conferência de documentos para fins de avaliação socioeconômica da Coordenadoria de Assuntos Estudantis de Mariana (NACE)

Orientadora: Alba Barreto Barboza de França

O projeto caracteriza-se por integrar ações de incentivo à formação acadêmica de alunos do curso de Serviço Social da UFOP, em condição de vulnerabilidade socioeconômica, de modo a contribuir para o seu desenvolvimento acadêmico, das habilidades necessárias à atuação na assistência estudantil, bem como para sua permanência na Universidade. Como contribuição ao setor, o projeto se justifica pela oportunidade de melhoria do fluxo de recebimento e conferência de documentos dos alunos pleiteantes aos Programas de Assistência Estudantil da PRACE.

 

INCLUSÃO DIGITAL

1- Projeto Inclusão Digital (PID)

Orientadora: Flávia Cristina Miguel Reis

O Projeto de Inclusão Digital (PID) do ICEA proverá o acesso às novas tecnologias digitais, por meio de cursos de informática, ensinando aos usuários a lidar com as tecnologias, que se mostram cada vez mais importantes no mercado de trabalho, nas tarefas diárias, na superação de desigualdades. Os cursos serão ministrados por bolsistas, alunos dos cursos do ICEA/UFOP, selecionados mediante processo avaliativo. O público alvo será a comunidade acadêmica e local da cidade. O PID atenderá a uma demanda social, econômica e educacional de todos os envolvidos. Serão beneficiados tanto os bolsistas, quanto os participantes dos cursos e demais usuários do projeto. Para os indivíduos sem acesso digital, o projeto possibilitará a oportunidade de realizar pesquisas e trabalhos acadêmicos, utilizar os softwares para auxiliar no aprendizado e facilitar a execução de atividades acadêmicas e do cotidiano. Para os bolsistas, o projeto permitirá adquirir novas competências e habilidades interpessoais, de modo a capacitá-los para o mercado de trabalho e para a vida.

 

2- Inclusão Digital: Ferramentas a Serviço da Permanência Estudantil

Orientador: Adilson Pereira dos Santos

O projeto propõe-se a tematizar a relevância da comunicação na construção da identidade individual e coletiva, considerando sua importância na compreensão temporal - do presente, passado e horizonte de expectativas para com o futuro - e na consciência da historicidade de si e do próprio tempo. Busca captar como público-alvo os (as) estudantes cotistas ingressantes na graduação da UFOP, nos semestres 2024.1 e 2024.2, nos campi de Ouro Preto, João Monlevade e Mariana. Serão trabalhadas oficinas de capacitação que objetivem competências digitais ao público beneficiado pela lei de cotas - podendo ser extensivo a outros estudantes, além de eixos temáticos da assistência estudantil com a finalidade de minimizar danos na trajetória acadêmica desses (as) jovens, e que possam, consequentemente, obter sucesso formativo e boas oportunidades de trabalho. Como objetivos específicos do projeto destacam-se: Refletir as barreiras enfrentadas na inclusão digital, incluindo falta de habilidades técnicas e acesso limitado a dispositivos eletrônicos; Realizar atividades práticas para avaliar empiricamente o impacto da inclusão digital na autoestima de alunos (as) cotistas como assistência estudantil, utilizando instrumentos de medição validados e análise estatística; Analisar as percepções dos sujeitos sobre sua própria aprendizagem digital por meio de atividades práticas reflexivas, destacando os benefícios percebidos na construção de uma autoimagem positiva e autonomia para operar no digital; Desenvolver e implementar intervenções pedagógicas práticas para fortalecer a autoestima e sucesso na formação acadêmica através da inclusão digital, baseadas em teorias e práticas relevantes, e adaptadas às necessidades identificadas durante o processo de investigação.

 

3- Ciências, trabalho e vida: o podcast como instrumento de formação de consciência

Orientador: Thiago Caldeira da Silva

As atividades do projeto vão diretamente ao encontro do eixo de INCLUSÃO DIGITAL, o qual, ao mesmo tempo, tangência-se com o APOIO PEDAGÓGICO, visto que serão feitas relações entre a produção midiática, o senso crítico, a ética no fazer jornalístico, e as mudanças nas relações do mundo do trabalho.

Abordaremos também sobre a importância da Divulgação Científica (DC), onde, segundo Gums et al. (2019) afirmam que a DC além de contribuir com o exercício da cidadania e impulsionar o avanço das sociedades "assume o papel de resgatar a legitimidade da ciência e democratizar o conhecimento que orienta políticas públicas" (GUMS, et al., 2019, p.4). Os autores reforçaram que os podcasts são ferramentas para legitimação da produção científica, ajudando a resgatar a credibilidade da ciência em um cenário marcado pela ampla difusão de informações falsas, teorias da conspiração e pela tendência a privilegiar perspectivas políticas no lugar dos fatos.

Trabalhar a ética e a crítica de mídia na formação do estudante, este enquanto produtor de conteúdo, atuará na formação tanto dos futuros assistentes sociais, jornalistas e demais profissionais das áreas das ciências humanas e ciências sociais aplicadas de maneira geral, desenvolvendo não só a linguagem e a comunicação interpessoal, como também incrementando novas formas de pensar com o intuito de codificar e transmitir a produção acadêmica para uma linguagem menos hermética e mais popular.

 

MORADIA

1- Centro de Mediação de Conflitos em Moradias e Demais Relações Discentes - CMC PRACE (voltado a discentes da UFOP)

Orientador: Roberto Henrique Pôrto Nogueira

O projeto tem como objetivo, pela via da gestão e solução mediada de conflitos das moradias (sessões de mediação e de pré-mediação), envolver alunos/as bolsistas dos cursos de Administração, Direito, Jornalismo, Pedagogia, Serviço Social e Mestrado Novos Direitos Novos Sujeitos na prática profissional correlata, que estimulará o exercício da cidadania, da não-adversariedade e da autodeterminação efetiva de todas as pessoas envolvidas. O desenvolvimento acadêmico discente ocorrerá pela via do fornecimento, ao público-alvo, de espaço dialógico para o tratamento adequado dos conflitos de convivência e de vizinhança, ligados às moradias estudantis da UFOP, administradas pela PRACE e pelo NACE. A figura do/a mediador/a de conflitos possibilita a discussão e reflexão dos entraves de convivência acolhidos pelo projeto e proporciona aos/as protagonistas das controvérsias a oportunidade de consolidar soluções de forma que sejam elas mesmas as responsáveis pela autocomposição dos conflitos.

Por meio da mediação, o/a bolsista mediador/a atua de forma imparcial na gestão do conflito e colabora para o empoderamento das partes na busca por soluções da controvérsia. A valorização da

cultura não adversarial, utilizada pela mediação de conflitos, mostra-se fundamental para a satisfação

mútua dos envolvidos e para a preservação e restauração das relações anteriores, que se mostram desgastadas. Sem a pretensão de se tornar substituta do Poder Judiciário ou fornecer soluções rápidas aos conflitos, a técnica da mediação é uma mudança de paradigma que promove a cultura de paz e a humanização de vínculos, valorizando a pessoa e permitindo sua participação efetiva na construção de soluções possíveis e eficazes para os conflitos em que se insere. Por ter como principais alvos as relações continuadas, como as de vizinhança e de moradia, a mediação enfoca os sentimentos que estão implícitos ao aparente desacordo, demonstrando para os envolvidos quais são os pontos de convergência de suas falas. Permitem-se, assim, alternativas baseadas no diálogo, formatadas por todos os envolvidos. Nessa dinâmica, os/as bolsistas vinculados/as possuem oportunidade de maturação e desenvolvimento de suas habilidades e competências profissionais ligadas à mediação.

 

2- "PRODESA Moradia: Capacitação Residencial para uma Vida Domiciliar Sustentável"

Orientadora: Ana Letícia Pilz de Castro

O projeto tem foco específico em auxiliar a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRACE) na gestão e orientação das moradias universitárias socioeconômicas. Reconhecendo a importância das moradias estudantis no contexto da assistência estudantil, a iniciativa se propõe a fortalecer a relação entre os estudantes de Engenharia Civil e os residentes das moradias universitárias. Os participantes do projeto trabalharão em colaboração estreita com a PRACE para identificar e abordar as necessidades específicas das moradias universitárias socioeconômicas. Por meio de workshops direcionados, material informativo e sessões práticas para os residentes, o projeto visa capacitar os estudantes a gerir suas moradias de forma eficaz e sustentável. Além disso, o projeto buscará implementar medidas de melhoria nas condições habitacionais, promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis e incentivando a participação ativa na comunidade universitária. A projeto tem como objetivo geral promover a capacitação abrangente dos estudantes de Engenharia Civil da UFOP para atuarem como agentes facilitadores na gestão e orientação de moradias, abarcando diversos modelos habitacionais, como moradias socioeconômicas, repúblicas federais, repúblicas particulares, além de estudantes que moram fora de repúblicas.

 

3- EcoPRODESA: Sustentabilidade e Consciência Ambiental

Orientador: Matheus Miranda da Silva

Trata-se de um projeto inovador que visa integrar práticas sustentáveis na vida acadêmica, focando especialmente nos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O projeto se propõe a desenvolver e implementar ações efetivas, abrangendo desde a gestão eficiente de resíduos sólidos nas moradias estudantis até programas educacionais sobre o uso consciente dos recursos. O EcoPRODESA justifica-se pela necessidade urgente de incorporar práticas ecoeficientes e conscientização ambiental na formação acadêmica, criando uma geração de estudantes comprometidos com a preservação do meio ambiente. Além de cumprir com as diretrizes nacionais de assistência estudantil, o EcoPRODESA aspira a criar um impacto social duradouro. Ao envolver os estudantes em práticas sustentáveis e educacionais, o projeto busca não apenas transformar o ambiente acadêmico imediato, mas influenciar positivamente as atitudes e comportamentos dos participantes a longo prazo. Espera-se que o EcoPRODESA não apenas contribua para a sustentabilidade ambiental, mas também forje líderes conscientes, comprometidos com a construção de um futuro mais equitativo e ambientalmente responsável. O projeto apresenta os seguintes objetivos específicos: Implementar um Programa de Gestão de Resíduos nas Moradias Estudantis; Fomentar o Consumo Consciente de Água e Energia; Implementar Programas de Compostagem nas Moradias; Fomentar a Prática da Agricultura Doméstica Sustentável; Realizar Campanhas Educativas Periódicas.

 

ESPORTE/CULTURA/LAZER

1- Forró de Ouro

Orientador: Anderson Medeiros da Rocha

É um projeto de valorização e difusão da dança que envolve pesquisas sobre os mais diversos estilos da dança do forró pé-de-serra no Brasil. Assim, pretendemos levar aos nossos estudantes e membros da comunidade momentos de aprendizado com uma alternativa cultural acessível. A atividade gratuita e aberta a todos os membros da comunidade tem uma filosofia de ensino dinâmica que envolve pesquisa, embasamento teórico, técnica e prática, a partir de conhecimentos adquiridos em escolas de dança, vídeos e observações dos membros mais experientes que compõem o projeto.

Por ser uma atividade física, cultural e cultural com aspectos lúdicos e em um clima de grande descontração, acreditamos atrair muitas pessoas de todas as idades em um curto espaço de tempo, assim como obtivemos sucesso absoluto neste mesmo projeto em um passado bem recente. Por ser um projeto comprometido com a qualidade e os resultados, pretendemos contemplar, ao longo do projeto, a realização de apresentações em eventos da própria Universidade, aproximando nossa instituição das comunidades onde ela se encontra inserida.

 

2- Arena do Lazer

Orientador: Bruno Ocelli Ungheri

O lazer é um direito social garantido constitucionalmente no Brasil, cabendo ao Estado seu provimento de forma integral para a sociedade. Todavia, Ungheri et al. (2022) destacam que este processo ocorre de forma desordenada pelo país, seja por falta de vontade política, pela ausência de um sistema nacional norteador ou até mesmo pela compreensão difusa que se tem do próprio lazer. O projeto propõe a ressignificação de alguns espaços da Universidade, evidenciando-os como aptos e disponíveis para o uso da comunidade acadêmica. Sob o tempo livre, especialmente dos discentes da UFOP, propõe-se a oferta de diferentes oficinas de lazer para que os sujeitos as compreendam, experimentem e ampliem sua formação cultural. O presente projeto tem como objetivo geral, oferecer oficinas de lazer para a comunidade universitária da UFOP. De modo específico, busca-se estimular e ampliar o repertório de atividades de lazer dos estudantes em geral, bem como ampliar as experiências práticas dos estudantes de Educação Física e Artes Cênicas no que tange a criação e execução de atividades sistemáticas de lazer.

 

3- Corrida e Caminhada Orientada na UFOP

Orientador: Washington Pires

Nos últimos anos, transformações nos hábitos de vida têm favorecido o aumento no comportamento sedentário. Todavia, a prática de atividades físico-esportivas está associada diretamente com a melhor condição de saúde (OMS, 2020; DOMINSKI, 2021); sendo a caminhada e a corrida consideradas de baixo custo financeiro e acessível. No cenário nacional, a corrida de rua vem apresentando importante destaque. No âmbito do Campus Morro do Cruzeiro da UFOP, é comum observar um importante número de pessoas que utilizam a estrutura Universitária para realização de atividades de caminhada e/ou corrida. Embora essa evidência seja empírica, é possível perceber em muitos momentos que estas práticas ocorrem sem orientação técnica. Nesse ínterim, estudos têm mostrado um exponencial crescimento da incidência de lesões musculoesqueléticas nestes praticantes. O demonstrativo da alta incidência de lesões aponta para a necessidade de minimização dessas ocorrências a partir da orientação técnica adequada. Assim, torna-se imperativo mobilizar esforços para que os praticantes de caminhada e corrida no Campus Morro do Cruzeiro da UFOP, e outras pessoas que possam se interessar tenham ampliadas as possibilidades de praticarem essas atividades, recebendo orientação técnica adequada e estas sejam mais seguras e eficientes para os praticantes. O projeto tem por objetivos: promover o esporte com caráter socioeducativo especialmente para estudantes em vulnerabilidade; estimular a prática de exercícios físicos através da caminhada e corrida de rua no Campus Morro do Cruzeiro da UFOP, especialmente pelos e pelas estudantes em vulnerabilidade; atender à demanda crescente de praticantes de caminhada e corrida no Campus Morro do Cruzeiro da UFOP; Oferecer aos praticantes um programa de treinamento de caminhada e corrida supervisionado por profissionais e estudantes de Educação Física, pautado na prática baseada em evidências científicas, e que minimize os riscos e maximize os benefícios da prática de corrida; contribuir para a formação técnica de estudantes de Educação Física, contemplados nas categorias A, B, C, D de acesso aos benefícios da PRACE (Resolução CUNI No 1380, de 26/04/2012, que Regulamenta os Programas de Assistência Estudantil) ou que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas; contribuir para a promoção da inclusão social das pessoas, especialmente as de estudantes em vulnerabilidade.

 

4- WebCINETV: criação em linguagem audiovisual afirmativa, experimental e de formação humanística

Orientador: Adriano Medeiros da Rocha

Este projeto busca dar continuidade às ações já realizadas por um coletivo de talentos agrupados na WebCINETV UFOP, através do Laboratório de Criação e Produção Audiovisual do curso de Jornalismo do ICSA-UFOP. Este núcleo de pesquisa e criação desenvolve programas experimentais em linguagem audiovisual, bem como produções documentais e ficcionais com temas que estimulam ações afirmativas, diversidade e a convivência tanto entre alunos e servidores, como também na comunidade externa da UFOP. Dessa maneira, o projeto busca contemplar uma diversidade de vozes e ideias no âmbito cultural e artístico, trazendo para suas narrativas a pluralidade existente nos campi da UFOP e também fora deles. Cabe ressaltar o poder que o audiovisual apresenta para tratar de determinadas temáticas consideradas árduas, a partir de mecanismos narrativos ou estéticos bastante atraentes e sensíveis. Neste sentido, esta proposta visa contemplar os processos de pré-produção, produção e pós-produção de um curta-metragem ficcional, cujo roteiro já está devidamente escrito e o elenco também devidamente selecionado. Ambas ações foram realizadas com a participação direta da comunidade. O projeto apresenta os seguintes objetivos: Constituir produções audiovisuais para WebCINETV que discutam temas ligados à inclusão social e à formação de cidadania; Estimular o debate de subtemas que permeiam questões essenciais para a diversidade e a convivência no cotidiano universitário; Promover ações afirmativas que contribuam para a diversidade e convivência; Desenvolver pesquisas a respeito de temas e narrativas especialmente ligados à área da cultura e da arte regionais; Catalisar as possibilidades de experimentação audiovisual entre os membros da equipe; Estimular novos realizadores e profissionais da área audiovisual; Compartilhar conteúdos dialógicos, gratuitamente, a partir da web.

 

5- Raízes e rotas: patrimônios de Ouro Preto como ponte para a integração universitária na UFOP

Orientadora: Kerley dos Santos Alves

O projeto nasce da percepção de que a experiência universitária é enriquecida quando os estudantes

estão plenamente integrados não apenas ao contexto acadêmico, mas também ao tecido social, cultural e ambiental que os cerca. Ouro Preto, com seu inestimável patrimônio mundialmente reconhecido pela UNESCO, oferece um cenário único para essa imersão. Por meio das suas manifestações culturais, atrativos históricos e belezas ambientais, os estudantes podem vivenciar uma aprendizagem que transcende as fronteiras tradicionais da educação, contribuindo para sua formação integral. O projeto visa também estimular a preservação e valorização desses patrimônios, essenciais para a identidade cultural brasileira e para o desenvolvimento sustentável da região. Almeja-se que, ao mergulhar nos aspectos sociais e culturais deste território histórico, os estudantes da UFOP possam fortalecer seus laços tanto com o ambiente acadêmico quanto com a comunidade local, promovendo um sentido de pertencimento e sociabilidades. O projeto "Raízes e Rotas" busca promover uma experiência educacional multidimensional na UFOP, utilizando a riqueza cultural e natural de Ouro Preto como catalisador para a integração, acolhimento, e enriquecimento acadêmico e cultural dos estudantes. Por meio da aplicação de teorias de educação, sociologia, antropologia e turismo, o projeto visa não apenas a formação acadêmica, mas também a formação de cidadãos conscientes, críticos e engajados com os espaços internos e o entorno da Universidade.

 

DIVERSIDADE E INCLUSÃO

1- A Universidade Popular como horizonte

Orientadora: Kathiuça Bertollo

O presente projeto intenta pautar o debate em torno da universidade popular e dessa forma ampliar o caráter e o âmbito acadêmico-formativo aos/às discentes da UFOP. Justifica-se pelos incessantes ataques que o direito à educação pública tem sofrido historicamente, especialmente nos últimos governos federais que assumiram a perspectiva neoliberal e privatizante da educação e universidade pública. Pretende resgatar a educação e a universidade pública enquanto fruto e resultado de lutas históricas das forças progressistas de nosso país, de esforços de intelectuais engajados/as na luta por direitos sociais. Também, resgatar movimentos históricos fortemente reivindicados na defesa da universidade pública contemporânea, como o Movimento de Córdoba, que inspirou e continua inspirando o movimento estudantil latino-americano, bem como, incide e influência na luta sindical docente em defesa do caráter público, da autonomia universitária, dentre outros âmbitos da universidade pública.

Entre os objetivos do projeto destacam-se: pautar e refletir acerca da universidade popular junto aos/às discentes da UFOP; contribuir com a formação ampliada dos/as discentes da UFOP reivindicando o direito social da educação pública; contribuir com o desenvolvimentos dos eixos temáticos da assistência estudantil no âmbito da UFOP; estabelecer diálogo e com os/às discentes em vulnerabilidade socioeconômica e dessa forma refletir e atuar no sentido da promoção da inclusão social destes/as; desencadear compreensões ampliadas acerca da educação e da universidade pública, bem como de seus dilemas e desafios na atualidade; pautar acerca da função social da universidade pública; estimular a interdisciplinaridade entre os/as discentes da UFOP através da conformação da equipe do projeto e dessa forma, consequentemente, também a abordagem sobre os eixos do projeto.

 

2- Orientação Acadêmica como Estratégia de Integração dos Estudantes PEC-G na UFOP

Orientadora: Letícia Pereira de Sousa

O projeto tem como finalidade desenvolver ações de apoio pedagógico e promover a integração acadêmica dos alunos matriculados na UFOP por meio do Programa de Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G). O PEC-G é uma parceria das universidades federais, estaduais e particulares brasileiras com os ministérios das Relações Exteriores e da Educação, que seleciona estrangeiros para realizarem uma graduação no Brasil. As universidades conveniadas oferecem oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. A UFOP participa do Programa PEC-G desde 1971 e já formou 115 estudantes, de 25 países, em 13 cursos. Atualmente a UFOP conta com 20 estudantes estrangeiros matriculados por meio do Programa. Melhorar as condições de permanência e o desempenho acadêmico desses estudantes são objetivos compartilhados pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP/PROGRAD), responsáveis pela gestão compartilhada do Programa na Instituição. A permanência bem-sucedida na Educação Superior requer a integração do estudante ao novo contexto. De acordo com Tinto (1993), a integração intelectual e a integração social seriam condicionantes do sucesso escolar. O projeto visa desenvolver estratégias de acompanhamento acadêmico e promover a integração desses estudantes às diferentes ações e programas da UFOP.

 

3- NINFEIAS 2024: práticas artivistas feministas na universidade

Orientadora: Elvina Maria Caetano Pereira (Nina Caetano)

O NINFEIAS – Núcleo de INvestigações FEminIstAS fundado em 2013, busca, no presente projeto, o

estreitamento das dimensões de pesquisa e ensino aliadas à prática extensionista que vem realizando nos últimos anos. Para isso, foi proposto a continuidade de algumas ações que o Núcleo vem desenvolvendo em seus 10 anos de atuação, tais como a Semana AFROfeminista – que ocorre desde 2017 – e a série de podcasts – Diversa e DiverGENTE – a que demos início em 2023. Além disso, neste projeto busca-se a disseminação dos estudos por meio da criação de um clube de leitura mensal, aberto a estudantes da Graduação e da Pós-Graduação da UFOP, bem como a pesquisadores independentes, que discutirá obras relacionadas ao universo teórico dos feminismos decolonais, relacionando-a a produções no campo da cena contemporânea. Objetiva-se, com isso, estabelecer trocas com coletivos e movimentos sociais feministas, bem como com mulheridades da comunidade acadêmica e da comunidade ouropretana, de modo a consolidar uma rede colaborativa de criação e pesquisa. As práticas desenvolvidas pelo NINFEIAS têm, como referência, noções performativas de identidade (HALL, SANTOS), bem como perspectivas teóricas, no campo do feminismo, decoloniais e interseccionais (GONZALEZ, HILL COLLINS) para pensar gênero, sexualidade e racialidade. Por fim, o projeto propõe a divulgação de seus resultados por meio da produção de registros audiovisuais e relatos de experiência, publicados nas redes sociais do núcleo e, quando for o caso, em periódicos científicos da área.

 

ATENÇÃO À SAÚDE

1- PREVINA – Estratégia de Atenção à Saúde na Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST

Orientadora: Isabela Neves de Almeida

Este projeto se consolida como uma ação institucional de promoção e educação em saúde, por apresentar a proposta de realizar os testes rápidos para as Infecções Sexualmente Transmissíveis: HIV, Sífilis e Hepatites B e C, em diversos espaços de saúde, sociais na comunidade e na comunidade Ufopiana por meio de atividades nos campi de Ouro Preto, João Monlevade e Mariana. A equipe do projeto é composta por estudantes da UFOP, professoras, técnico administrativos. A entidade referência é o LAPAC – Laboratório de Análises Clínicas da UFOP, e se estabelece por parceria firmada com a Secretaria Municipal de Saúde. Os objetivos específicos do projeto são: realizar o rastreio e manejo de Infecções Sexualmente Transmissíveis na população atendida nos espaços de saúde e demais espaços sociais Ouro Preto, João Monlevade e Mariana; realizar atividades de educação em saúde; realizar atividades de promoção e educação em saúde por meio das mídias digitais; realizar análises estatísticas de prevalência e incidência das ISTS.

 

2- Saúde em movimento: psicomotricidade e saúde mental para estudantes da UFOP

Orientadora: Siomara Aparecida da Silva

A saúde mental dos estudantes universitários é uma preocupação crescente nas instituições de ensino superior em todo o mundo. Diante desse contexto, surge a necessidade de implementar estratégias eficazes de promoção da saúde mental, visando o bem-estar dos estudantes, na forma de oferta e acesso às práticas e redes de promoção da saúde mental. O projeto "Saúde em Movimento" tem como objetivo principal oferecer atendimentos semanais por meio da psicomotricidade e práticas grupais para acolhimento e promoção da saúde mental dos estudantes da UFOP. A psicomotricidade é uma abordagem que integra aspectos psicológicos e motores, utilizando o movimento como ferramenta terapêutica para favorecer o desenvolvimento e a expressão do sujeito. Por meio de atividades motoras e expressivas, os participantes são convidados a explorar suas emoções, pensamentos e sensações corporais, promovendo o autoconhecimento e a resolução de conflitos internos. As práticas grupais, as rodas de diálogo, os grupos terapêuticos, por exemplo, serão oferecidas por meio do ABRACE - grupo de acolhimento dos estudantes da UFOP, grupo terapêutico que possibilita que os estudantes compartilhem suas experiências, desafios e conquistas em um ambiente acolhedor e empático. O projeto "Saúde em Movimento" representa uma iniciativa inovadora e promissora para a promoção da saúde mental dos estudantes da UFOP. Por meio da psicomotricidade e práticas grupais, o projeto oferece um espaço de acolhimento, expressão e transformação, contribuindo para o bem-estar e o desenvolvimento integral dos participantes.

 

3- "Prodesa Viva: Conscientização sobre Álcool e Tabaco na Universidade"

Orientador: José Vicente Gabriel

O projeto “Prodesa Viva” busca  promover a conscientização sobre os riscos associados ao consumo de álcool e tabaco na comunidade acadêmica da UFOP. Ao atuar em locais estratégicos, como restaurantes universitários, repúblicas, moradias estudantis, setores administrativos e eventos institucionais, o projeto visa impactar diretamente o ambiente cotidiano dos estudantes. A participação em eventos institucionais e o engajamento online por meio das redes sociais complementam a estratégia, alcançando um público diversificado e reforçando a mensagem de prevenção e conscientização. O "Prodesa Viva" representa, assim, uma iniciativa integrada que visa não apenas informar, mas também transformar a cultura universitária, promovendo hábitos saudáveis desde o ambiente acadêmico.

 

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

1- Prodesa Educa+ : Otimizando Recursos para a Permanência

Orientador: Claver Antonio Fontes Vilela

O projeto visa oferecer suporte abrangente aos estudantes em situação de vulnerabilidade econômica, fornecendo ferramentas e orientações que otimizem o uso eficiente de recursos financeiros e maximizem a experiência acadêmica e social na instituição. A relevância do projeto reside na sua capacidade de criar condições propícias para que o aluno em vulnerabilidade socioeconômica não apenas inicie sua jornada acadêmica, mas a percorra com sucesso. O projeto aborda de maneira inovadora a questão financeira, capacitando os estudantes em vulnerabilidade econômica a gerenciar eficazmente os recursos disponíveis, garantindo que suas bolsas e auxílios se convertam em investimentos sustentáveis ao longo do tempo. Além disso, ao mapear e facilitar o acesso a oportunidades dentro da universidade, desde atividades recreativas de extensão até serviços no centro de saúde, o Prodesa Educa+ visa criar um ambiente propício ao desenvolvimento

integral dos alunos. Os objetivos específicos são: Otimização da Gestão Financeira dos Recursos da Bolsa Permanência; Capacitação em Educação Financeira para Moradores de Moradias Estudantis e Repúblicas; Orientação em Mecanismos de Gerenciamento de Recursos; Desenvolvimento de Conteúdo Educativo Acessível para Toda a Comunidade Acadêmica. O Prodesa Educa+ não apenas aborda as necessidades financeiras imediatas dos estudantes, mas também busca fortalecer a sua formação integral, oferecendo ferramentas práticas para uma gestão financeira eficiente e proporcionando acesso a oportunidades acadêmicas e sociais na UFOP.

 

2- Gestão financeira das bolsas acadêmicas

Orientadora: Mirian Assunção e Lima

Esta proposta se justifica pela necessidade dos estudantes atendidos pelo Programa de Desenvolvimento Social e Acadêmico (Prodesa) buscarem educar-se financeiramente para enfrentar os desafios de se graduarem em condições financeiras instáveis, sem que seja necessário evadirem do curso para sustentarem a si ou a família. A Educação Financeira se apresenta como uma estratégia fundamental para ajudar os estudantes a enfrentarem seus desafios cotidianos e a realizarem suas metas individuais e coletivas. Discentes financeiramente educados são mais autônomos em relação a suas finanças e menos suscetíveis a evasão escolar, dívidas descontroladas, fraudes e situações comprometedoras que prejudicam não só a própria qualidade de vida como a de outras pessoas. A Educação Financeira tem um papel fundamental ao desenvolver competências que permitem consumir, poupar e investir de forma responsável e consciente, propiciando uma base mais segura para o futuro profissional. O projeto apresenta os seguintes objetivos específicos: Proporcionar aos estudantes, por meio de uma capacitação em educação financeira, a organização das suas finanças para que possam concluir com êxito o curso, sem a necessidade de evadir para sustentarem a si ou a família; Possibilitar aos estudantes meios de planejamento para a melhor aplicação do incentivo financeiro, fornecido por meio da bolsa estudantil da Prodesa, e de outros recursos a atingir metas e objetivos financeiros durante o período de permanência acadêmica; Apresentar aos participantes do projeto oportunidades de investimento para que possa ampliar um futuro profissional mais seguro.

 

APOIO PEDAGÓGICO

1- Boas-vindas, ingressantes!

Orientadora: Mariana Silva Santos

A Universidade pública brasileira passou nas últimas décadas por um processo de expansão, principalmente, a partir da implementação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI, 2007), cujo objetivo foi ampliar o acesso e permanência dos estudantes brasileiros na educação superior. Em meio ao cenário de expansão do Ensino Superior e a promulgação da Lei de Cotas, novos sujeitos se fizeram presentes no Ensino Superior. A presença desse público e suas demandas específicas, por sua vez, exigiu um novo posicionamento das instituições de ensino, destacando novas frentes de trabalhos alinhadas às Políticas Afirmativas, voltadas à inclusão e diversidade, como importantes iniciativas de permanência (HENRIQUES, LISBOA, TEIXEIRA, 2023). Considerando tal mudança de cenário e a necessidade de pensarmos em propostas de intervenções alinhadas a este novo contexto, o projeto Boas Vindas, ingressantes! compactua com a perspectiva de uma atuação voltada a visibilizar experiências que surgem no cenário educacional. Considerando que o público universitário atualmente é formado por uma maioria não branca e oriunda de contextos em vulnerabilidade, cabe, enquanto compromisso com as singularidades de tais sujeitos, promover uma proposta que evidencie o protagonismo de estudantes bolsistas como capazes de conduzir as ações dos projetos em articulação com a coordenação. A proposta tem como objetivo geral garantir que estudantes em vulnerabilidade socioeconômica tenham contato com experiências e demandas de ingressantes dos cursos presenciais da UFOP, de forma a elaborar intervenções institucionais e interseccionais condizentes com a realidades dos mesmos, com foco em atenção à saúde, moradia estudantil e divulgação de ações culturais.