Roda de Conversa: Memórias de Negros

Sobre o Projeto:

Apresentado pela primeira vez em 2008, o projeto tinha como objetivo a organização de eventos públicos dentro da UFOP, nos quais eram apresentadas e debatidas experiências de preservação da memória da População Negra em Minas Gerais, e em especial em Ouro Preto. O projeto, através das rodas de conversa, segue com o intuito de construir um ambiente de acolhimento dentro da Universidade para que os alunos negros e a comunidade afrodescendente de Ouro Preto tenham sua cultura e sua identidade visibilizadas e valorizadas. Para isso , a representatividade dos professores do NEABI UFOP serve como apoio aos calouros, assim como os acompanhará durante a sua trajetória acadêmica, tanto na graduação quanto na pós-graduação.

Para 2022, a proposta é continuar entrevistas com os membros do NEABI, agora em eventos online, para acesso de alunos de todos os campi da UFOP, assim como para uma comunidade externa. Projetamos ampliar o processo de compartilhamento de suas vivências, que acreditamos que inspirar outras pessoas, estudantes em especial, negros e não negros, a construírem suas próprias experiências para sua formação acadêmica e na luta antirracista. Ao mesmo tempo, acreditamos que o projeto será um importante caminho para construção da História do NEABI, um dos mais importantes núcleos da Universidade, que abriga mais de 70 professores, alunos da graduação e pós-graduação, e possui um papel importantíssimo na proposição de ações afirmativas dentro da UFOP, o que é reconhecido nacionalmente.

Orientador(a):

Eva Bessa Soares