skip to content

Vidas: Gênero, Diversidade e Sexualidades

Vidas: Gênero, Diversidade e Sexualidades

Resumo: 

Considerando a Universidade como espaço do reconhecimento das diferenças e da promoção da interação social, considera-se pertinente a existência de projetos que promovam atividades articuladas por intermédio de perspectivas variadas com o objetivo de sensibilizar e aproximar pessoas e coletivos da instituição e da região.

Nesse sentido, foi criado, em abril de 2018, o projeto “Vidas: Gênero, Diversidade e Sexualidades”, a partir do Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência (PIDIC/UFOP), lançado pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis da UFOP.

O projeto foi reapresentado em 2019, mantendo a mesma perspectiva de atuação.

Atividades já realizadas:

No dia 20 de março de 2019, na hemeroteca do ICSA, ocorreu a mesa redonda “Violência contra mulheres”, ministrada pela prof. Margareth Diniz e “Violência contra LGBTQ+S” ministrada pelo prof. Felipe Viero, com mediação da prof. Marta Maia, durante a semana de integração da UFOP. Este evento ocorreu antes da aprovação do Projeto 2019, mas foi organizado pela mesma equipe do Projeto Vidas. 

Durante os meses de abril e maio, os integrantes do Projeto ficaram responsáveis pela criação das artes e da divulgação das atividades, além do aspecto de formação, com discussões teóricas da equipe e participação no Grupo de Pesquisa Jornalismo, Narrativas e Linguagens (JorNal). Estamos em processo de produção de podcasts para veiculação na webrádio Plural.

No dia 28 de maio a roda de conversa “Vamos falar sobre masculinidades?” foi realizada, com duração das 19h às 21h30; com grande adesão de estudantes, professores, servidores e comunidade em geral. A prof. Marta Maia abriu a roda, apresentando o projeto, os integrantes e os professores envolvidos. Em seguida o prof. Felipe Viero fez uma breve apresentação e introdução, passando a palavra para o prof. Carlos Mendonça, da UFMG, que apresentou questões sobre as masculinidades e o falocentrismo presente na sociedade ocidental, com uma apresentação visual repleta de imagens simbólicas e explicativas. Após a apresentação, a roda foi aberta para discussão e questionamentos, que foram respondidas por ambos os ministrantes. O evento foi fotografado e gravado integralmente. O material produzido, como as artes gráficas, as fotografias e audiovisual segue nos links ao final desse relato. 

Links para o evento:

Próxima atividade:

O segundo evento foi marcado para o dia 18 de junho, também no Auditório, das 17 às 19h, e será ministrado pela pesquisadora Ludmilla Camilloto, tratando do tema “(in)visibilidade de pessoas trans no ambiente universitário”.

As atividades do segundo semestre ainda não foram definidas.

Coordenação: 
  • Felipe Viero (coordenador)
  • Margareth Diniz (vice-coordenadora)
Contatos: felipeviero@gmail.com