Yoga para Todos UFOP

Sobre o Projeto:

É cientificamente comprovado que o yoga é uma atividade que trabalha o indivíduo como um todo, pois contempla exercícios físicos de força, equilíbrio e flexibilidade e abrange também atividades de relaxamento, respiração consciente e controle do fluxo mental através da meditação. O projeto Yoga para Todos na Universidade Federal de Ouro Preto tem uma história de três décadas de oferta de práticas de Shivam Yoga para a comunidade interna e externa à UFOP. Ao longo desse tempo, o projeto vem contribuindo para a melhora da saúde física, emocional e mental dos participantes. Quanto à saúde física, observa-se: aumento da vitalidade; melhora da qualidade do sono, da flexibilidade, do senso de orientação e da coordenação motora; correção da postura corporal; alívio de dores, entre outros. A prática de yoga, portanto, melhora a qualidade de vida do praticante como um todo, trazendo sensação de bem-estar geral e de pertencimento ao mundo, que acarretam em melhora do rendimento escolar, da qualidade do trabalho, da produtividade, do desenvolvimento cognitivo e da sociabilidade. Desde 2020, em decorrência da pandemia de coronavírus, o projeto adaptou-se muito bem à modalidade on-line, com transmissão ao vivo das práticas pela plataforma Google Meet, sem prejuízos ao atendimento do público, que também pôde acompanhar a qualquer momento as aulas gravadas disponibilizadas no canal do projeto no Youtube. A retomada das atividades presenciais serão condicionadas às normas sanitárias adotadas pela Universidade, excluindo-se a participação de pessoas com comorbidades e mantendo-se o distanciamento entre os participantes, considerando-se também o espaço cedido pelo Cedufop e as regras de utilização estabelecidas por sua administração.

Orientador:

Lívia Helena Moreira e Silva