ABRACE – Grupo de Acolhimento e Cuidado do Estudante da UFOP

O ABRACE – Grupo de cuidado e acolhimento dos estudantes da UFOP foi criado em 2019 no âmbito do Programa de Incentivo à diversidade e convivência (PIDIC) da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRACE) com objetivo de criar espaço permanente de cuidado a acolhimento coletivo dos estudantes e comunidade da UFOP na forma de grupo terapêutico aberto. De maio de 2019 a março de 2020, o ABRACE realizou suas sessões presenciais duas vezes por semana e recebeu mais de 500 participações de estudantes de graduação e pós-graduação, professores e funcionários da UFOP, além de pessoas das comunidades da cidade. Em 2020, também se criou o ABRACE ICEA, para atender estudantes e servidores do campus da UFOP em João Molevade/MG.
Em março de 2020, as sessões presenciais do ABRACE foram suspensas devido a pandemia da COVID-19. A equipe do projeto trabalhou nos meses de abril e maio desenvolvendo metodologia que possibilitasse a continuidade do ABRACE. Assim nasceu o ABRACE EM CASA – GRUPO DE ACOLHIMENTO VIRTUAL DA UFOP com objetivo de oferecer cuidado e acolhimento aos estudantes e servidores da Universidade.
O ABRACE EM CASA espera ser um espaço de escuta e apoio emocional para estudantes e profissionais da Universidade, enquanto durarem as medidas de afastamento e isolamento social. A equipe planeja fazer levantamento de serviços e ações de saúde que possam ser disponibilizadas para os participantes que precisem ou requeiram formas de acolhimento ou abordagens presenciais ou de urgência, como forma de garantir uma rede de solidariedade e cuidado durante a pandemia.
O projeto espera assim garantir a continuidade de suas atividades, ao mesmo tempo que cria e oferece uma forma de acolhimento ao sofrimento mental e emocional decorrentes da emergência sanitária que enfrentamos.

ABRACE – Ouro Preto

Atividades do projeto

1ª SESSÃO DO ABRACE EM CASA

10/04: retomada dos trabalhos do projeto com leitura e discussão do texto O processo grupal.

21/04: leitura e discussão do texto o processo grupal.

08/05: construção do grupo de acolhimento virtual

12/05: construção do grupo de acolhimento virtual

15/05: construção do grupo de acolhimento virtual

25 a 29/05: lançamento do grupo de acolhimento virtual

01 ou 05/06: 1ª sessão do grupo de acolhimento virtual

Planos de Trabalho

Plano de Trabalho - atividades remotas - julho a novembro

Plano de Trabalho - atividades remotas - abril a junho

Coordenação: Aisllan Assis e Gustavo Meirelles
Contato:

ABRACE – João Monlevade

Avidades do projeto

1ª SESSÃO DO ABRACE EM CASA

09/04: início das atividades do ABRACE ICEA com leitura e discussão dos textos Acolhimento em Grupo e Grupo de Acolhimento.

13/04: leitura e discussão das orientações para realização do ABRACE

20/04: leitura e discussão das orientações para realização do ABRACE

04/05: construção do ABRACE ICEA.

18/05: 1ª sessão experimental do ABRACE EM CASA

22/05: 2ª sessão experimental do ABRACE EM CASA