EntrEncontros: roda de acolhimento em saúde mental

Sobre o projeto:

O projeto visa oferecer espaços de escuta e acolhimento aos universitárias/os da UFOP (campus de Mariana), do último ano de curso, que sejam negras/os e ou população LGBTQ+. Mobilizadas por pesquisas que apontam que as trajetórias desses sujeitos têm sido marcadas por situações de exclusão social e de discriminação, aspectos que reforçam vulnerabilidade psicológica no espaço universitário. Segundo a Adinfes (2019), as causas de adoecimento mental entre estudantes do ensino superior são: problemas financeiros, carga de trabalhos estudantis, adaptação a novas situações e relacionamento interpessoal, que para o público alvo desse projeto soma-se às problemáticas produzidas pelo racismo, sexismo, homofobia, transfobia.

Atividades do projeto:

Plano de Trabalho - atividades remotas

Roda de acolhimento em saúde mental:  "Nos conhecendo, Nos acolhendo"

Resumo da atividade: Nós, do projeto Entrencontros- PIDIC gostaríamos de desejar boas vindas as pessoas que aceitaram o convite para participarem da nossa primeira roda de acolhimento em saúde mental:  "Nos conhecendo, Nos acolhendo". Aos participantes, será encaminhado mensalmente o convite e disponibilizado o link das rodas de acolhimento, que serão realizados uma vez por mês, através da plataforma do Google Meet. Na nossa primeira roda, faremos uma apresentação da equipe e da proposta desses encontros com todas/os as/os participantes.

Data: 14/07/2020, às 18h.
Local: Plataforma do Google Meet. Link de acesso: https://meet.google.com/ghn-jhbg-anw

Roda de Conversa: Quarentena e saúde mental da população negra e LGBTQ+: desafios e ações

Resumo da atividade: Participação na Semana da Diversidade, que ocorrerá entre os dias 22 e 26 de junho de 2020, promovida em parceria com o Coletivo Queerlombos, Coletivo Colares, Projeto Vidas e Projeto POC. Trata-se de uma roda de conversa, intitulada “Quarentena e saúde mental da população negra e LGBTQ+: desafios e ações”, que contará com a participação dos seguintes convidados:

•  Nelson Eduardo Gentil, Pós-graduando em Libras, Psicólogo clínico e escritor;
  • Rainer Bomfim, Mestrando em Direito pela UFOP e membro do grupo de pesquisa RESSABER – Estudos Decolonais.

A mediação será realizada pela bolsista do Projeto EntrEncontros, Glayce Kelly Fieno Melo.
Data: 25/06/2020, às 17h.
Local: Plataforma do Google Meet. Link de acesso: https://meet.google.com/dbp-wufj-bqe

Roda de acolhimento

Resumo da atividade: Nesse primeiro encontro iremos apresentar a proposta do projeto e a equipe de mediadoras das rodas de acolhimento (coordenadoras, colaboradoras e bolsistas). Iremos propor um espaço de apresentação das/dos participantes, por meio dessa buscaremos conhecer as/os estudantes, suas trajetórias e desafios atuais. Por fim, levantaremos as demandas para a 2° Roda de Acolhimento.
Data: 28/05/2020.
Local das atividades: Por se tratar de um projeto voltado para um grupo específico, as atividades serão realizadas em dois espaços virtuais:

• Página no Instagram: Projeto_EntrEncontros: Espaço informativo sobre a importância da escuta e acolhimento em saúde mental aos universitáriosnegros/negras e/ou LGBTQ+ da UFOP.
  • Sala do Google Meet, divulgada pelo instagram a cada encontro.

Roda de conversa com Amanda Ribeiro, educadora e Mestranda em Estudos de Linguagem (UFOP), com o tema: “Gordofobia e questão racial: a desmistificação do mito da beleza”.

Resumo da atividade: live realizada com a mediação de Glayce Kelly Fieno Melo.
Data: 29/05/2020, às 18h.
Local das atividades: Instagram do projeto: @entrencontros_ufop.

Coordenação: Cristina Carla Sacramento e Adelina Malvina Barbosa Nunes
Contatos: