UniverCidade: um encontro de trajetórias negras

Sobre o projeto:

Tendo em vista que a Universidade é embranquecida em seus corpos e na produção de conhecimento e que as trajetórias universitárias de pessoas negras são, muitas vezes, marcadas por sentimentos de inferioridade, de incapacidade e de ausência de sentimentos de pertença, nos propomos a produzir espaços de afirmação da identidade negra e troca de experiências entre os alunos/alunas negros/negras recém-ingressos/ingressas da UFOP (2020.1 - ICHS e ICSA). É importante mencionar que este projeto tem em vista que o principal foco das ações é assegurar a igualdade de direitos das/dos estudantes da UFOP e, por essa razão, enfatizamos que, ao longo de todas as atividades, a prioridade será o acolhimento das questões que estas/estes alunas/alunos da graduação trazem em seus percursos. Entendemos que essa é uma oportunidade de reafirmação da identidade dessas/desses estudantes, que também terão a oportunidade de se familiarizarem com coletivos negros da Universidade (dois dos bolsistas selecionados são vinculados aos coletivos) e se tornarem colaboradores na elaboração de ações voltadas para o debate sobre a temática.

Atividades do projeto:

Plano de Trabalho - atividades remotas

Sarau de lançamento do e-book: "Mandingas (re)nascendo de nós"

Curta poético: "Memórias de nós: das cicatrizes às mandingas"

Por quais caminhos seguiremos juntes?

Construção de mandingas: rumo ao Novembro Negro

Potencializando as trajetórias: mobilização para uma universidade antirracista

Roda de conversa: "Que universidade queremos? Protagonismo negro na produção do conhecimento."

Exibição e Diálogos sobre o curta metragem "Eleguá" (novo)

Sarau virtual: Poesia na Cidade e na Universidade.

Roda de conversa: Coletivos negros na universidade: sentidos e resistências.

Oficina: Movimento Negro e as Ações Afirmativas

Entramos, e agora? “Desafios e possibilidades frente ao racismo na Universidade”

Resumo da atividade: O debate será mediado pelo episódio “Racismo na Univiersidade” , vídeo produzido pela TV UFOP e disponível no seguinte link: https://youtu.be/XKbQM8Zm_mI, bem como pelos elementos já mencionados pelas/pelos estudantes na primeira atividade realizada no Grupo fechado “UniverCidade”, no Facebook.
Data: 28/05/2020, às 14h, via Google Meet.
Local da atividade: Sala do Google Meet, link de acesso clicando aqui.

Bem vinda/vindo à UFOP, estudantes negras/negros!!!

Resumo da atividade: Será realizada uma dinâmica de acolhimento das/dos recém ingressas/ingressos, na qual todas/todos as/os participantes (proponentes, colaboradores, bolsistas e estudantes) farão uma postagem com foto e um breve relato de algo que considera significativo em sua trajetória, tendo em vista o recorte racial. Vale ressaltar que a partir desse compartilhamento inicial iremos elaborar a segunda atividade.
Data: 21/05/2020
Local da atividade: Por se tratar de um projeto voltado para um grupo específico, as atividades serão realizadas em dois espaços virtuais:

• Grupo fechado no Facebook: UniverCidade
  • Sala do Google Meet. Link de acesso aqui