skip to content

Mobilidade Acadêmica

Sou estudante da UFOP, ingressante pelo PEC-G, posso pleitear acesso aos programas de bolsas da Prace?

O protocolo de regulamentação do Programa de Estudantes – Convênio de Graduação dispõe que o estudante-convênio deve comprovar recursos suficientes para custear sua passagem de ida e volta bem como para manter-se no Brasil durante o período de estudos.
 
Somente em caráter excepcional, em que o estudante-convênio demonstre estar passando, no Brasil, por extrema dificuldade de ordem financeira, de modo que se veja impedido de custear sua moradia, alimentação e custeio de passagem de retorno ao seu país de origem, a Prace concederá acesso aos programas de Bolsas.
 
O estudante ingressante na UFOP pelo programa PEC-G que se encontre na situação de extrema dificuldade de ordem financeira poderá realizar normalmente os procedimentos de avaliação socioeconômica que precedem o acesso aos programas de bolsa e, se classificado nas categorias de acesso, incluir aqueles que são disponíveis ao seu perfil. Somente o Programa de bolsa permanência não é acessível a esses estudantes, em função da existência da bolsa Promisaes designada a esse público.

Sou estudante da UFOP e vou realizar mobilidade acadêmica. Terei acesso aos programas de bolsas enquanto estiver fora?

Na mobilidade acadêmica nacional o acesso aos programas de bolsas é mantido automaticamente durante o período da mobilidade. Essa definição provém de acordo entre as IFE's, firmado no Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace).
 
Na mobilidade acadêmica internacional o acesso aos programas de bolsas é suspenso durante o período da mobilidade. A Bolsa Permanência, poderá ser mantida durante o período de mobilidade acadêmica internacional desde que o estudante apresente a PRACE uma declaração emitida pela Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAINT) com a informação se ele será contemplado com alguma bolsa durante a mobilidade, com especificação do valor, se houver. O estudante deve consultar a Portaria PRACE 009/2016 para mais informações.
 
Para voltar a acessar as bolsas, quando retornar à UFOP e estiver regularmente matriculado em disciplinas o estudante deverá inserir os programas de bolsa desejados na plataforma Minha UFOP. Este procedimento só é possível se a validade da avaliação socioeconômica ainda estiver vigente. Caso contrário o estudante deverá fazer novo pedido e se submeter novamente a todo o processo de avaliação socioeconômica.

Sou estudante de outra instituição e vou realizar mobilidade acadêmica nacional na UFOP. Posso pleitear acesso aos programas de bolsas da UFOP?

Não. O acesso aos programas de bolsas  durante o período da mobilidade acadêmica nacional deverá ser mantido pela instituição de origem do estudante. Essa definição provém de acordo entre as IFE's, firmado no Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace). O estudante poderá pleitear os programas da UFOP apenas se não for bolsista de assistência estudantil em sua instituição de origem, devendo, nesse caso, incluir na relação de documentos a declaração da instituição de origem sobre inexistência de bolsas.

 

Sou estudante de outra instituição e vou realizar mobilidade acadêmica nacional na UFOP. Posso pleitear vaga nas moradias estudantis da UFOP?

O acesso as moradias estudantis de critério socioeconômico (apartamento, alojamento, Conjuntos I e II de Mariana) é restrito aos estudantes da UFOP, regularmente matriculados em disciplinas.

Entretanto, o estudante poderá ocupar vagas nas Repúblicas Federais de Ouro Preto, neste caso deverá realizar contato diretamente com as residências.

Sou estudante de outra instituição e vou realizar mobilidade acadêmica internacional na UFOP. Posso pleitear vaga nas moradias estudantis da UFOP?

O acesso as moradias estudantis de critério socioeconômico é restrito aos estudantes da UFOP, regularmente matriculados em disciplinas.

Entretanto, o estudante poderá ocupar vagas nas Repúblicas Federais de Ouro Preto, neste caso deverá realizar contato diretamente com as residências.

Sou estudante de outra instituição e vou realizar mobilidade acadêmica internacional na UFOP. Posso pleitear acesso aos programas de bolsas de assistência estudantil da UFOP?

Não. O acesso aos programas de bolsas de assistência estudantil da UFOP é restrito aos estudantes da UFOP, regularmente matriculados em disciplinas.