Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão
Em 2006, o Conselho Universitário (CUNI) e o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) aprovaram a criação da Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão (CAIN) na Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). A criação da CAIN, por meio da Resolução CUNI 790, de 25 de outubro de 2006, respondeu, igualmente, às demandas da Instituição, pois desde a década de 1990 estudantes com deficiência participavam de processos seletivos e adentravam aos cursos de graduação e pós-graduação da UFOP.
A Universidade Federal de Ouro Preto, por meio do Núcleo de Educação Inclusiva, realiza o apoio à inclusão e à acessibilidade de estudantes público-alvo da educação especial, ou seja, pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação. Do mesmo modo, realiza ações específicas com servidores que apresentam demandas especiais.
Esse trabalho vem desvendar um campo de atuação ainda muito pouco explorado, no que se refere ao suporte necessário a alunos e servidores que, apesar das barreiras impostas pela sociedade, conseguem desafiá-las, superá-las e adentrar na universidade.
O trabalho desenvolvido pela CAIN vem se destacando no atendimento pedagógico e social de estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação. Para viabilizar o acesso ao ensino superior público das pessoas com deficiência, a CAIN se responsabiliza em equipar salas especiais nos processos seletivos e similares, observando as especificidades de cada área de deficiência, a metodologia e os recursos específicos.
A organização de locais e a disponibilidade de mobiliários adaptados, a ampliação de provas ou a elaboração de provas em Braille, a constituição de bancas de ledores e de intérpretes de Libras, bem como a incumbência da seleção de uma equipe com conhecimento específico para atender às necessidades do candidato são algumas das atividades do coordenadoria.
Após a aprovação no processo seletivo, já na matrícula institucional, as necessidades do aluno são indicadas para que haja condições que possibilitem sua inserção, ativamente, na vida universitária.
No que diz respeito aos servidores com deficiência, a coordenadoria realiza um trabalho conjunto com a Coordenadoria de Gestão de Pessoas, a fim de promover os recursos de acessibilidade necessários à execução do trabalho, ao acesso aos espaços e à participação nas atividades institucionais.
Assim, a CAIN tem o propósito de assumir ações que contribuam para que o estudante e o servidor com deficiência possam exercer o seu direito de cidadania, visando a construção de uma sociedade em que a diversidade seja aceita com naturalidade. É com essa proposta que a CAIN busca desenvolver e viabilizar a inserção desses alunos e servidores na sociedade.