skip to content

Orientação estudantil

A orientação estudantil oferecida pela Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis – PRACE se refere ao conjunto de ações que estimulem a integração do (a) estudante ao contexto escolar/universitário, levando em consideração os aspectos pedagógicos, acadêmicos e psicossociais e as contribuições para a permanência no curso e a conclusão deste.

Os programas praticados na área de orientação estudantil são:

  • Bem-vindo Calouro (programa de recepção e acolhimento de estudantes ingressantes na UFOP)
  • Caminhar (programa de acompanhamento acadêmico dos estudantes da UFOP)
  • Grupos Temáticos (programa com finalidade oferecer aos sujeitos um espaço coletivo de questionamento/crítica a vivências relacionadas a algum tema específico).
  • Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência/PIDIC destina-se a implementar atividades de Ações Afirmativas no âmbito da UFOP de forma articulada ao ensino, pesquisa e extensão, visando o atendimento e ampliação das condições de permanência de estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação presencial da Universidade Federal de Ouro Preto.
  • O Programa de Desenvolvimento Social e Acadêmico (PRODESA),  destina-se a implementar atividades/ações de incentivo ao desenvolvimento social e acadêmico no âmbito da UFOP, de forma articulada ao ensino, pesquisa e extensão, visando o atendimento e ampliação das condições de permanência de estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação da modalidade presencial e pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de Ouro Preto.

Além de participar dos programas disponibilizados pela PRACE os estudantes podem também  solicitar agendamento para atendimento e orientações de aspectos pedagógicos, acadêmicos e psicossociais através dos seguintes email's:

 

Contato: