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Avaliação Socioeconômica

Quais são os critérios para realizar a Avaliação Socioeconômica?

A Portaria Prace Nº 013 de 22 de maio de 2015 aprova os critérios e procedimentos para realização da avaliação socioeconômica de que trata a Resolução CUNI 1380 e a Portaria PRACE 012 de 22 de maio de 2015. 
O documento está disponível em: 
http://www.prace.ufop.br/images/pdf/Resolucoes/portaria_n._013_com_alter...

Onde devo entregar a documentação solicitada?

A documentação deve ser entregue na unidade da PRACE/NACE do campus referente ao curso em que o aluno está matriculado.

Cursos do campus Ouro Preto

Prace - Centro de Convergência – Campus Morro do Cruzeiro De 08:30h as 18:30h
Cursos do campus Mariana NACE - Núcleo de Assuntos Comunitários Estudantis - ICHS De 07:00h as 19:00h. 
Cursos do campus João Monlevade NACE - Núcleo de Assuntos Comunitários Estudantis - ICEA Das 14:00h as 17:00h

Posso enviar a documentação por e-mail, fax ou correio?

A documentação deve ser entregue pessoalmente, pois será realizado o protocolo da documentação apresentada. 

Entreguei a documentação para avaliação, em quanto tempo terei o resultado?

As avaliações socioeconômicas são realizadas de acordo com a ordem de protocolo da documentação nas unidades da Prace/Nace, e são concluídas em até 60 dias contados a partir da data de protocolo de entrega da documentação entregue.

*** A apresentação de documentação incompleta pode causar atraso ou indeferimento do pedido.

Tenho uma avaliação socioeconômica vigente, quando deverei apresentar a documentação para nova avaliação socioeconômica?

A documentação deverá ser protocolada 60 dias antes de terminar a validade da avaliação socioeconômica vigente não sendo necessário fazer novamente o preenchimento do Cadastro para Programas de Assistência Estudantil-CPAE na plataforma Minha UFOP. 

Meu pedido de avaliação socioeconômica está com status “Avaliação pendente. Apresentar documentos complementares”, o que isso significa?

Esse status indica que a avaliação socioeconômica está pendente porque a documentação entregue está incompleta ou porque foram solicitados novos documentos. Para conclusão da avaliação, o estudante deve reunir os documentos que foram requisitados pelo e-mail da plataforma Minha UFOP e apresentá-los na unidade da Prace/NACE de referência do seu campus. 

Meu pedido de avaliação socioeconômica está com status “Avaliação pendente. Agendar entrevista”, o que isso significa?

Esse status indica que a avaliação socioeconômica está pendente porque é necessária a realização de uma entrevista. Para conclusão da avaliação, o estudante deve agendar uma entrevista com assistente social na unidade da Prace/NACE de referência do seu campus. 

Não concordo com o resultado da minha avaliação socioeconômica, posso recorrer?

São aceitos recursos contra o resultado da avaliação socioeconômica. O recurso deverá ser apresentado na unidade de referência do campus do curso em que o estudante está matriculado. O resultado do recurso será divulgado em até 30 dias após a data de protocolo
O formulário para requerimento de recurso está disponível em: http://www.prace.ufop.br/images/pdf/DocumentosCPAE/2015-05-08_REQUERIMEN...
 

A situação socioeconômica da minha família mudou. O que posso fazer?

O estudante pode solicitar, a qualquer momento, uma nova avaliação socioeconômica em virtude de alteração na condição socioeconômica. O formulário para requerimento de nova avaliação socioeconômica está disponível em: 
http://www.prace.ufop.br/images/pdf/DocumentosCPAE/2017-07-20_REQUERIMEN...

 O estudante apresentará, em anexo ao requerimento de nova avaliação socioeconômica, a documentação referente à situação de mudança na condição socioeconômica e a   equipe técnica de assistentes sociais da Prace procederá à análise do requerimento, solicitando documentos complementares ou entrevista caso sejam necessárias.

Tem uma pessoa do meu grupo familiar que é estudante da UFOP e possui avaliação socioeconômica vigente, para acessar os programas de assistência estudantil eu precisarei levar toda a documentação novamente?

Não será necessário apresentar a documentação novamente. Nesse caso o estudante deve comparecer a Prace e solicitar que sua avaliação seja concluída com base nos indicadores socioeconômicos apresentados pela pessoa do seu grupo familiar que é estudante da UFOP.

Minha família recebe pensão, mas não temos comprovantes, o que devo fazer?

Para pensão alimentícia formal é necessário procurar o órgão competente e retirar o documento. Para pensão informal o estudante deve apresentar a declaração no modelo disponível na página da Prace e ao final da lista de documentos (http://www.prace.ufop.br/images/pdf/DocumentosCPAE/Lista_de_documentos_2... ).  As declarações devem ser apresentadas em folha individual, uma para cada pessoa da família que receber pensão.

Minha família não recebe pensão alimentícia, o que devo fazer?

Caso não receba pensão alimentícia, indicar 0 (zero) como valor recebido, conforme declaração de pensão disponível na lista de documentos (http://www.prace.ufop.br/images/pdf/DocumentosCPAE/Lista_de_documentos_2... ). 

Não localizei meu histórico escolar do ensino médio, posso apresentar declaração de conclusão?

Não. O documento aceito é exclusivamente o histórico escolar, pois é necessário analisar o vínculo com instituição pública ou privada durante os três anos do ensino médio. 

Há um veículo em nome de uma pessoa da minha família, mas na realidade pertence a outra pessoa, ele será considerado?

O veículo que esteja registrado em nome de alguém da família, mesmo diante do relato/declaração de ser de propriedade de pessoa distinta do grupo familiar, não poderá ser desconsiderado.
O veículo poderá ser desconsiderado caso seja apresentada a cópia do recibo de compra e venda do veículo ou cópia do comunicado ou solicitação de transferência de propriedade apresentado ao Detran.

Gostaria de ter acesso aos meus documentos, arquivados na Prace, para providenciar uma cópia. Como devo proceder?

 Prace disponibiliza os documentos pessoais do estudante para que ele providencie as cópias que necessita. A solicitação pode ser realizada pelo Serviço de Informação ao Cidadão das seguintes formas:

  •  Pessoalmente: através do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), localizado no Centro de Vivência - Campus Morro do Cruzeiro - Ouro Preto/MG.
  • Forma Eletrônica: por meio do e-SIC (Sistema Eletrônico do SIC), disponível no endereço www.acessoainformacao.gov.br/sistema

 ** O custo das cópias será de responsabilidade do estudante. que será acompanhado por um servidor da Prace, até a copiadora mais próxima, para providenciar a cópia dos documentos.

Gostaria de ter acesso aos meus documentos, arquivados na Prace, para providenciar uma cópia. Como devo proceder?

A Prace disponibiliza os documentos pessoais do estudante para que ele providencie as cópias que necessita. A solicitação pode ser realizada pelo Serviço de Informação ao Cidadão das seguintes formas:

  •  Pessoalmente: através do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), localizado no Centro de Vivência - Campus Morro do Cruzeiro - Ouro Preto/MG.
  • Forma Eletrônica: por meio do e-SIC (Sistema Eletrônico do SIC), disponível no endereço www.acessoainformacao.gov.br/sistema

 *** O custo das cópias será de responsabilidade do estudante que será acompanhado por um servidor da Prace, até a copiadora mais próxima, para providenciar a cópia dos documentos.