skip to content

Moradia Estudantil

Sou estudante da UFOP, ingressante pelo PEC-G, posso pleitear vagas nas moradias estudantis da UFOP?

O protocolo de regulamentação do Programa de Estudantes – Convênio de Graduação dispõe que o estudante-convênio deve comprovar recursos suficientes para custear sua passagem de ida e volta bem como para manter-se no Brasil durante o período de estudos.
 
Somente em caráter excepcional, em que o estudante-convênio demonstre estar passando, no Brasil, por extrema dificuldade de ordem financeira, de modo que se veja impedido de custear sua moradia, alimentação e custeio de passagem de retorno ao seu país de origem, a Prace poderá conceder vagas nas moradias universitárias.
 
O estudante ingressante na UFOP pelo programa PEC-G que se encontre na situação de extrema dificuldade de ordem financeira poderá concorrer a uma vaga na moradia universitária conforme editais próprios e, se classificado dentro do número de vagas, ocupá-la mediante convocação da Prace.
 

Sou estudante da UFOP, resido em uma moradia estudantil da UFOP e vou realizar mobilidade acadêmica. Perderei minha vaga na moradia estudantil?

O estudante que realizar mobilidade acadêmica deverá desocupar a vaga, mas, quando retornar, poderá se inscrever nos editais de seleção solicitando prioridade de ocupação.

Perdi o prazo de inscrição para moradia estudantil, posso fazer algo?

Perdi o prazo de inscrição para moradia estudantil, posso fazer algo?

Posso estudar em Ouro Preto e concorrer a uma vaga de moradia em Mariana?

Sim. De acordo com a Resolução CUNI 1.775  as moradias de Mariana são destinadas prioritariamente a estudantes matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação presenciais do campus Mariana (ICHS/ICSA), mas podem ser ocupadas também por estudantes matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação presenciais do campus Ouro Preto. Cabe ressaltar que não é oferecido nenhum tipo de auxílio para o deslocamento entre as cidades.

Posso estudar em Mariana e concorrer a uma vaga de moradia em Ouro Preto?

  • A Resolução CUNI 1.540 - Estatuto das Repúblicas Federais de Ouro Preto permite que estudantes de graduação ou pós-graduação do campus Mariana possam se candidatar às vagas. 
  • Os Apartamentos Estudantis, regidos pela Portaria Reitoria 387/2012, são destinados exclusivamente aos estudantes de graduação e pós-graduação presenciais do campus Ouro Preto.
  • Já a Vila Universitária, regida pela Resolução CUNI 1910/2017, permite que estudantes de graduação ou pós-graduação do campus Mariana possam se candidatar às vagas. 

Fui selecionado para ocupar uma vaga na moradia de critério socioeconômico, quando poderei me mudar?

O estudante selecionado deve aguardar convocação da Prace para ocupação da vaga. A convocação será divulgada conforme previsto no edital específico da moradia e publicada nas páginas da Prace e da UFOP.

Qual o público alvo das moradias estudantis da UFOP?

  • As moradias de critério socioeconômico (Apartamentos, Vila Universitária e Conjunto I e II de Mariana) são destinadas aos estudantes com renda per capta familiar de até 1,5 salários mínimos. Para concorrer às vagas nestas moradias o estudante deve estar com a avaliação socioeconômica vigente e se inscrever em editais específicos.
  • Já as Repúblicas Federais de Ouro Preto são destinadas a qualquer estudante da UFOP independente de critério socioeconômico. A seleção é realizada pelas casas conforma previsto na Resolução CUNI 1.540.

*** Para mais informações sobre as moradias acesse aqui.

Estou passando por dificuldade de convivência em uma moradia institucional, o que devo fazer?

Os conflitos de convivência pertinentes a moradias estudantis geridas pela PRACE serão encaminhados ao Centro de Mediação e Cidadania (CMC). 

O método de gestão e solução adequada de conflitos conhecido como mediação é marcado pela extrajudicialidade, gratuidade, voluntariedade, autonomia de decisão das partes, não-adversariedade, imparcialidade do mediador, confidencialidade, restauração de relações pregressas e administração (não necessariamente a extinção) dos entraves de convivência.

O Centro de Mediação e Cidadania pode ser contatado pelo endereço eletrônico centrodemediacaoufop@gmail.com ou por telefone: 31 3559-1543.

Sou residente de uma das moradias da UFOP (Repúblicas Federais de Ouro Preto, Apartamento, Conjunto I e II de Mariana) e preciso de uma declaração de residência. Como devo proceder?

O próprio aluno poderá emitir a Declaração com Certificação Digital acessando plataforma Minha UFOP.