skip to content

Avaliação Socioeconômica

avaliação socioeconômica é o instrumento utilizado para caracterizar o público-alvo dos programas de assistência estudantil da UFOP. Podem solicitar avaliação os estudantes de graduação e pós  raduação (mestrado e doutorado sem bolsa acadêmica) da modalidade presencial.
Os estudantes são classificados nas categorias A, B, C, D ou E, a partir dos seguintes indicadores socioeconômicos da família: renda familiar bruta mensal per capita; bens patrimoniais, status ocupacional; tipo de residência da família; situação de residência do estudante e procedência escolar do estudante.
Mais informações: Normas e Recomendações

 

ETAPAS DA AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA

 

PRIMEIRA SOLICITAÇÃO

1º  Protocolo do pedido 

A solicitação pode ser feita a qualquer momento, a partir do preenchimento de um questionário on-line, seguindo este passos:
          I – Acessar a plataforma Minha UFOP;
          II – Escolher a opção Cadastro para Programas de Assistência Estudantil;
          III – Incluir o questionário socioeconômico;
          IV – Preencher e enviar o questionário socioeconômico;

Um tutorial para acesso e preenchimento do questionário está disponível neste vídeo e também neste arquivo (basta clicar para acessá-los).

2º   Entrega de documentação 

Caso esteja no perfil de pré-classificação, o estudante receberá um email solicitando a entrega da documentação para continuidade da análise. A entrega ocorre também de forma virtual, confira todos os procedimentos e lista de documentos

3º  Análise socioeconômica

A PRACE possui uma metodologia específica de análise socioeconômica composta por um conjunto de indicadores sociais, econômicos e culturais. Para maiores informações acesse Normas e Recomendações.

Nesta etapa, poderão ser solicitados documentos pendentes e/ou complementares, portanto, fique atento a seu email e à plataforma Minha UFOP. 

O estudante também poderá ser chamado para entrevista com uma assistente social. Em alguns casos são realizados ainda contatos telefônicos, visitas domiciliares ou solicitação de documentos complementares.

4º Resultado  

A avaliação socioeconômica será concluída em até 60 dias a partir da data de entrega da documentação completa. O resultado será enviado por email e ficará disponível no portal Minha UFOP.

A avaliação será concluída com um período de validade, que pode variar de 6 meses a 3 anos, conforme a transitoriedade da situação socioeconômica familiar.

 

RENOVAÇÃO, ALTERAÇÃO E RECURSO
Procedimentos para estudantes que já possuem avaliação socioeconômica.

RENOVAÇÃO

A renovação da avaliação pode ser realizada 60 dias antes do término do prazo de validade. Há dois tipos de renovação, em função da transitoriedade anteriormente verificada na avaliação:

1) validade concedida inferior a 2,5 anos

O estudante que teve avaliação concedida com validade inferior a 2,5 anos, deve apresentar novamente a documentação de comprovação de renda da família, descrita no Quadro 2 da lista de documentos, junto com o Termo de Responsabilidade. Não é necessário preencher novamente o questionário da Minha UFOP.

2) validade concedida superior a 2,5 anos

O estudante que teve avaliação concedida com validade superior a 2,5 anos, desde que não tenha tido sua condição socioeconômica alterada em relação à avaliação anterior, poderá ficar dispensado de apresentar novamente a documentação.

Esta modalidade de renovação deve ser solicitada antes do vencimento da anterior, com o envio do requerimento de renovação, conforme instrução abaixo:

          I – Acessar a plataforma Minha UFOP;
          II - Acessar o módulo "Graduação";
          III - Escolher a opção: "Protocolização de requerimento";
          IV - No tópico Pró-reitoria escolher a opção "PRACE";
          V - Escolher a opção "AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA: RENOVAÇÃO SEM ALTERAÇÃO SOCIOECONÔMICA".

 

ALTERAÇÃO DA CONDIÇÃO SOCIOECONÔMICA:

É dever do estudante bolsista informar qualquer alteração de sua situação socioeconômica. Durante a vigência da avaliação o estudante deve apresentar a situação alterada para que a PRACE faça a revisão de sua avaliação socioeconômica.

A solicitação deve ser feita por meio do formulário disponível nos links abaixo. Há um campo específico no formulário para anexar a documentação que comprova a alteração. Esta documentação deverá ser reunida em um arquivo PDF.

RECURSO

O estudante pode apresentar recurso contra o resultado da avaliação socioeconômica conforme instrução abaixo:

I - Acessar a plataforma Minha UFOP;

II - Acessar o módulo "Graduação";

III - Escolher a opção: "Protocolização de requerimento";

IV - No tópico Pró-reitoria escolher a opção "PRACE";

V - Escolher a opção "Recurso Contra Resultado da Avaliação Socioeconômica";

O resultado do recurso é enviado ao e-mail do estudante, cadastrado na plataforma Minha UFOP, em até 30 dias contados a partir da data de protocolo do recurso.

 

ATENDIMENTO PRIORITÁRIO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

A pessoa com deficiência tem direito a atendimento prioritário na PRACE. Para solicitar este atendimento, o estudante deve anexar à documentação apresentada os seguintes documentos:

1. Autodeclaração informando que deseja atendimento prioritário;
2. Laudo de profissional da saúde ou de equipe multidisciplinar expedido nos últimos 12 meses, atestando o tipo e o grau de deficiência, informando: os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo; os fatores socioambientais; psicológicos e pessoais; a limitação no desempenho de atividades; a restrição de participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas, nos termos do art. 2º, da  Lei n. 13.146/2015  (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

  

Mais informações

Para mais informações, acesse Normas e Recomendações ou, em caso de dúvidas, acesse Perguntas Frequentes - Avaliação Socioeconômica.