Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência - PIDIC

O Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência/PIDIC destina-se a implementar atividades de Ações Afirmativas no âmbito da UFOP de forma articulada ao ensino, pesquisa e extensão, visando o atendimento e ampliação das condições de permanência de estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação presencial da Universidade Federal de Ouro Preto.

O Programa de Incentivo a Diversidade e a Convivência tem como objetivos:

a) Estimular e apoiar a realização de atividades, que visem promover a igualdade de direitos entre estudantes, na modalidade de graduação presencial o enfrentamento de discriminações como o racismo, sexismo, machismo, homofobia. transfobia. capacitismo. Entre outras, que afetam a sua permanência e seu desenvolvimento em todas as unidades da UFOP.

b) Contribuir para a promoção da inclusão social através de atividades que visem a igualdade étnico-racial e de gênero, a diversidade sexual, as ações afirmativas e a formação de cidadania.

c) Combater os efeitos das desigualdades sociais originadas por quaisquer tipos de discriminação.

d) Incentivar o desenvolvimento de atividades que propiciem uma melhor convivência entre estudantes usuários das Residências Estudantis da Universidade.

Abrangência

O programa é desenvolvido em quaisquer das unidades da UFOP em seus três campi (Ouro Preto, Mariana e João Monlevade), por meio das seguintes atividades acadêmicas: palestra, debate, colóquio, seminário, congresso, conferência, ciclo de estudos, campanha de difusão cultural ou educativa, exposição, fórum, jornada, mesa redonda, mostra, semana de estudos, simpósio, workshop, produção de vídeos e similares.

Fundamentação Legal

Quando ocorre e quem pode concorrer

• O Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência começa com a publicação de um Edital público, ao início de cada ano e tem duração de 8 meses.
  • Quem pode concorrer aos Editais: Servidores Docentes e Técnicos Administrativos em Educação.]

Processos Seletivos

Clique aqui para ter acesso aos processos seletivos.